Entrevistas

Excesso vivem "surpresa tremenda": saiba o que aconteceu!

Em declarações exclusivas à SELFIE, os Excesso contaram-nos que viveram, recentemente, uma "surpresa tremenda".

Esta sexta-feira, dia 1, os Excesso lançam um novo single, "Na Pressa de Ser Mais", e, em exclusivo para a SELFIE, o grupo mostrou-se surpreendido por esta canção ter tido, desde logo, uma boa receção, quando foi interpretada, pela primeira vez, num concerto: "Acima de tudo, para nós, foi uma surpresa tremenda. Quer dizer, era uma música que tinha sido praticamente apresentada num espetáculo ao vivo e verificar que, a partir do segundo refrão, toda a gente estava a cantar a música... Encheu-nos o coração de alegria. Foi constatar que, se calhar, deveríamos apostar e seguir em frente. Temos um sentimento de gratidão e de muita vontade que este tema seja, sem dúvida, o novo single dos Excesso e que todas as pessoas o cantem nos espetáculos."

De acordo com os Excesso, "Na Pressa de Ser Mais" transmite uma mensagem relevante: "Uma mensagem que reflete não só o que fizemos ao longo destes 25 anos, mas que reflete igualmente o que se está a fazer agora. É um hino à esperança. É uma forma de dizermos a todas as pessoas que, independentemente da pressa que temos em fazermos as coisas, nós, uns sem os outros, não somos ninguém. Reflete também que é preferível contribuirmos para a vida de uma forma positiva, com atitudes e pensamentos positivos. Sem querermos entrar em clichés, costuma dizer-se que 'quanto mais depressa, mais devagar'. Neste caso, a verdade é que a lentidão que nos trouxe até aqui, que foram 25 anos, é realmente a pressa que os Excesso têm de irem mais além."

Nestas declarações à SELFIE, o grupo considera que a sociedade mudou bastante de há 25 anos para cá: "Sim, mudou muito. Até estamos diferentes do que éramos há três! Essa diferença remete para o facto de que, quando reiniciámos esta caminhada para a reunião dos Excesso, verificámos que os nossos fãs de há 25 anos estavam lá e, surpresa das surpresas, são as novas gerações que estão a aderir à onda dos Excesso não só com os temas que, há muitos anos, fizeram muito sucesso, mas os novos temas também trazem às camadas mais jovens o que os Excesso são. É bom verificar que os Excesso de há 25 anos são os Excesso de agora e que as pessoas compreendem a mensagem."

E o que explica o sucesso dos Excesso após 25 anos? O grupo responde: "Temos a certeza de que as músicas, quando são cantadas, e as letras, quando são cuidadas, podem, na verdade, tornarem-se intemporais. Muitas vezes, caímos naquele cliché de banalizarmos o que é feito em Portugal. Se calhar, os Excesso - assim como outros grupos - demonstram que o que é feito em Portugal é bom. A explicação da intemporalidade das canções tem a ver com a forma como as mesmas são tratadas agora: fomos a estúdio novamente; fizemos novas versões... Os músicos tocam ao vivo, em cima de um palco..." "O single tem uma letra muito cuidada e uma música bastante apelativa, o que contribui para essa intemporalidade", acrescentam os Excesso.

Os elementos dos Excesso sublinham que há o desejo de lançar novas canções: "Mas queremos que seja um passo de cada vez. Quando fizemos o concerto na Altice Arena, jurámos a pés juntos que seria apenas aquele concerto. De repente, de um passa para dois e, depois, passaram para seis. Vamos deixar rolar e vermos o que acontece." Além disso, existe uma "vontade enorme" para que haja uma digressão em 2024.

Veja, agora, algumas das melhores imagens dos Excesso, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados