No Instagram

Diana Nicolau recebe "notícia muito desanimadora"

Foi através do Instagram que a atriz Diana Nicolau contou que recebeu uma "notícia muito desanimadora"

Ao anunciar, no Instagram, a estreia do monólogo "Desconfortável", no Teatro Amélia Rey Colaço, em Algés, no próximo dia 5 de outubro, Diana Nicolau aproveitou para deixar um desabafo sobre os apoios para o setor da Cultura, em Portugal.

"Foi no início deste ano que mais de 800 artistas submeteram a respetiva candidatura para os apoios a projetos na área da Criação da DGArtes. Após seis meses ansiosamente à espera dos resultados sem data anunciada, com projetos já com ensaios a decorrer - como é o meu caso -, os resultados foram desastrosos. Os apoios apenas foram entregues a menos de 25% dos 833 projetos apresentados, deixando mais de 600 artistas, companhias e projetos de fora", começou por lamentar.

"É uma notícia muito desanimadora, no panorama atual em que parece haver dinheiro para tanta coisa, mas o setor da cultura continua a parecer irrelevante aos olhos do Orçamento de Estado, que lhe aloca somente 0,43%. O crescente número de artistas portugueses está à mercê destes apoios, que, infelizmente, não são suficientes. As instituições públicas responsáveis não têm forma de dar resposta às necessidades de que o setor da Cultura, precário já por si, carece", garantiu, ainda.

De seguida, a atriz, de 36 anos, frisou que, assim, muitos artistas são "obrigados a desistirem dos respetivos projetos ou a recorrerem a apoios privados".

"Enquanto as omeletes sem ovos continuarem a ser feitas, talvez o trabalho dos artistas e a importância de serem apoiados pelas instituições públicas nunca sejam reconhecidos como prioritários, porque mais ou menos cremosas, haverá sempre omeletes. (In)felizmente, esta nossa raça de artistas não desiste facilmente e desencanta ovos onde não existem. Ainda não sei onde vou desencantar os meus, mas esta omelete vai sair", assinalou, referindo-se ao monólogo.

"Não era desta forma nem já que o queria anunciar, mas não consegui ficar indiferente aos resultados publicados esta semana", concluiu.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Diana Nicolau, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados