TVI

Cristina Ferreira: "Viveram 80 anos juntos e isso é das coisas mais bonitas"

A apresentadora Cristina Ferreira abordou um projeto muito especial que será emitido, em breve, pela TVI.

Entusiasmo. Este é a palavra que melhor define o estado de espírito de Cristina Ferreira perante a série da TVI "Senhor Rui", que retrata a vida e a obra de Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta. "Este projeto começou a ser trabalhado ainda o Comendador estava vivo", começou por referir a Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, em conversa com a imprensa, num dos dias de gravações.

"Temos pena por ele não poder ver o projeto em si. Aliás, a morte do Comendador apanhou-nos um bocadinho de surpresa e nós demorámos depois um bocadinho mais a fazer, porque demos tempo à família para fazer o respetivo luto e para depois iniciarmos o projeto", acrescentou. 

Cristina Ferreira ainda frisou qual é o objetivo da série "Senhor Rui": "Acho que aquilo que nós vamos mostrar é, acima de tudo, um homem que viveu a vida para os outros, para a família, para a respetiva terra e que acabou por ser do país inteiro. Acho que lhe é reconhecida a bondade, o profissionalismo, a humanidade e isso é o mais marcante e aquilo que nós queremos passar nesta série."

A comunicadora assumiu, ainda, que existe uma expetativa em relação ao projeto: "Sentimos isso imediatamente quando o apresentámos, na altura do Palácio das Estrelas. Sentimos que foi o que mais marcou aquela plateia e foi o projeto de que toda a gente nos falou... Os atores começaram imediatamente a dizer que queriam fazer parte deste projeto."

Cristina Ferreira frisou, por exemplo, o entusiasmo de Ana Guiomar, que integra o elenco de "Senhor Rui": "Há pouco, falava com ela e ela dizia mesmo: 'Isto é incrível de se perceber que há aqui pessoas que ainda estão vivas, que nós estamos a representar e que fazem parte de uma fase da história não só do Alentejo, mas também do país e de uma família que é reconhecidíssima.' Portanto, para nós, é um privilégio a confiança que a família teve em nós para sermos nós a fazer este testemunho, que será eterno."

Nesta conversa com a imprensa, Cristina Ferreira assegurou que Rui Nabeiro teve uma participação ativa na conceção da série: "Muitas das conversas foram tidas com ele, porque há histórias que só ele é que as conhecia exatamente. E os autores, depois, tiveram de fazer todo o apanhado para nós o celebrarmos da maneira mais bonita possível."

"E é muito engraçado que o próprio João, o filho, às vezes brinca e diz: 'Isso era o que ele dizia e o que as histórias contam. Nunca soube bem se era a verdade ou não.' E ele falava sobre o amor que tinha pela mulher, pela Alice - que está doente e que já não tem um nível de conhecimento -, e que ele vinha de todo o lado, todos os dias, dormir a casa com as saudades que tinha da mulher", apontou, ainda, a Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, que acrescentou: "Viveram 80 anos juntos e isso é das coisas mais bonitas. Portanto, para além do empreendedor, para além do homem, há a história de amor dele para com os outros e para com toda a família e acho que isso vai ser o mais marcante e que os portugueses vão ver do princípio ao fim nesta série."

Além de revelar que a série vai contar com três episódios, Cristina Ferreira abordou a duração dos mesmos: "Depende um bocadinho do que o Leonel [Vieira, o realizador] vai editar e fazer e o que ele achar que realmente é necessário. Temos confiança total no Leonel desde o primeiro minuto. Ele esteve connosco em todos os processos, na escolha dos atores e em tudo aquilo que íamos fazer."

Em jeito de curiosidade, Cristina Ferreira ainda sublinhou: "Hoje, foi muito engraçado perceber onde estávamos a gravar o casamento, quando os que fizeram parte também se lembravam de quantas pessoas estavam, quem é que lá estava, como é que foi... E isso é muito bonito. As réplicas totais dos vestidos que se usaram, de tudo isso... Acho que, é de facto, como o José Eduardo [Moniz] dizia: tem a ver com forma como nós, na TVI, queremos fazer a dramaturgia e esta é a melhor forma de o fazermos."

Cristina Ferreira assegurou, igualmente, que esta é uma das apostas para 2024: "Aliás, esta já é uma aposta [em séries] que vem de há algum tempo. Por exemplo, este sábado, iniciamos a emissão da série 'João sem Deus' [coprodução internacional da TVI e do Canal Brasil, em conjunto com o Ventre Studio e a Coral Europa]. Estamos devagarinho a apostar, porque, financeiramente, sabemos que são produtos muito dispendiosos e caros e que não nos é possível fazer como gostaríamos. Às vezes, o público não tem bem essa noção. Não somos plataformas de streaming internacional. Mas deixa-nos muito felizes pela variedade com que temos feito as coisas. 'Morangos com Açúcar' é outro dos projetos... Estamos em vários caminhos, a mostrarmos aquilo de que somos capazes. Estamos nomeados para um Emmy [com a novela "Para Sempre"] e em breve saberemos se o ganhamos ou não. Mesmo que não ganhemos, o que é certo é que, uma vez mais, uma novela da TVI é reconhecida internacionalmente como um produto de qualidade e acho que isso só nos diz que temos de continuar este nosso caminho de aposta naquilo que é o melhor que se faz na ficção em Portugal."

A série "Senhor Rui" ainda não tem data de estreia programada.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Cristina Ferreira nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados