No Instagram

Após "insuportável questão" sobre a filha, Catarina Gouveia desabafa: "Achei que devia escrever com o coração sobre isto"

Através do Instagram, a influenciadora digital Catarina Gouveia não se mostrou indiferente às críticas que lhe foram feitas sobre a filha, a pequena Esperança.

Desde que foi mãe pela primeira vez, em maio de 2022, que Catarina Gouveia tem partilhado no Instagram os momentos mais felizes - e outros, mais difíceis - da maternidade.

Desta vez, a influenciadora digital, de 36 anos, deixou um desabafo, a propósito de uma "insuportável questão" que tantas vezes lhe foi feita sobre a filha, Esperança.

"No que toca aos nossos bebés, temos, de uma forma geral, a febre da pressa. A partir das 37 semanas, começam as pressas para que nasça, depois, a pressa para que durmam a noite inteira e, de preferência, que adormeçam sozinhos. Depois, chega a pressa do sentar, da introdução aos alimentos, do gatinhar, do andar, do falar e, por fim, as ânsias finais da total independência. Mas, e se, em vez do nos apressarmos a nós e a eles, aprendêssemos apenas a vivermos satisfeitos com aquilo que já são capazes de fazer no momento presente?", começou por refletir.

"Desde os 12/13 meses da Esperança que começámos a ter de lidar com a insuportável questão: 'Mas ela ainda não anda?'. Seguida, muitas vezes, da igualmente insuportável resposta: 'É preguiçosa.'. Os primeiros passos chegaram uma semana depois dos 17 meses. Portanto, significa que ficámos, praticamente, durante meio ano a lidar com a impaciência e a corrigir o 'preguiçosa' para 'maravilhosa'. Corrigimos sempre. Sabemos que ela não entendia sequer, mas fazíamos questão", acrescentou.

Catarina Gouveia defendeu, ainda, que cada bebé tem o respetivo ritmo: "Qual é a mensagem que aceitamos passar aos nossos filhos, quando, desde tão cedo, condescendemos com este tipo de rótulos? Que eles, por si só, não bastam e que precisam de ser sempre mais do que já são? Porque, se alguns bebés começam a andar aos 12 meses, dá-se então lugar a um padrão que não se torna respeitoso com um ritmo que é diferente, um ritmo que é único! Cada um com o seu. Seguir uma direção que aposte no movimento livre, no contacto com o chão e depois, só apreciar e respeitar o tempo."

"Respeitar, sem julgamentos e sem 'apressados' à nossa volta, que chegam cheios de boas intenções, com aqueles incentivos de colocarem os bebés agarrados pelos braços, em posturas inadequadas para as quais não estão sequer preparados", sublinhou, ainda.

"Achei mesmo que devia escrever com o coração sobre isto. Não foi fixe estar sempre a ouvir isto, mesmo que se sinta a boa intenção. Respeitar a criança e os pais da criança não passa por chamá-la de preguiçosa. Todas as crianças são maravilhosas", completou.

Recorde-se que Esperança é fruto do casamento de Catarina Gouveia com Pedro Melo Guerra.

Veja, agora, o vídeo partilhado por Catarina Gouveia.

Relacionados

Patrocinados