Esta terça-feira, dia 24, assinala-se o Dia das Nações Unidas, uma data que Catarina Furtado fez questão de destacar, através do Instagram.
"São já 23 anos em missão voluntária ao serviço do Fundo das Nações Unidas para a População, a agência da ONU que trabalha para combater a mortalidade materna, a violência com base no género, promover a saúde materna, sexual e reprodutiva", começou por assinalar a apresentadora, de 51 anos.
De seguida, Catarina Furtado recuou no tempo e recordou a história das Nações Unidas: "Hoje, dia 24 de outubro, celebramos o Dia das Nações Unidas. Esta organização foi criada no final da Segunda Guerra Mundial para assegurar a resolução de conflitos e a cooperação internacional. Foi fundada por 51 estados-membros e hoje conta com 193 países. A Carta das Nações Unidas, elaborada em conjunto, entrou em vigor neste dia, em 1945. Nela, consta a Declaração Universal dos Direitos Humanos e é um marco na história da Humanidade: Liberdade, Igualdade e Justiça para todas as pessoas!"
"Que nos lembremos da nossa responsabilidade na promoção dos direitos e da dignidade humana para que sejam sempre protegidos. Há muita coisa que está mal no mundo, e até na burocracia das Nações Unidas, mas asseguro-vos que, se não fossem os vários organismos desta 'casa-mãe', o mundo estaria muito pior", garantiu.
A comunicadora considerou mesmo que o papel de Embaixadora é um "privilégio": "Tenho visitado muitos países em desenvolvimento, outros que são vítimas de conflitos e de catástrofes ambientais e humanitárias e sei o quão precioso é o seu contributo. Determinante. É, por isso, para mim um privilégio, vestindo o colete do Fundo das Nações Unidas para a População, poder amplificar as vozes de quem mais precisa e tem urgência em fazer apelos!"
"A ONU salva vidas. Alimenta vidas . Aconchega vidas", completou.
Veja, agora, algumas das melhores imagens de Catarina Furtado, nas galerias de fotografias que preparámos para si.