No Instagram

Ana Guedes Rodrigues fala sobre problema de saúde de que sofre desde a adolescência: "O primeiro passo é marcar consulta"

A jornalista Ana Guedes Rodrigues recorreu ao Instagram para abordar um problema de saúde que sofre há já algum tempo.

Através do Instagram, Ana Guedes Rodrigues fez uma partilha rara sobre um problema de saúde que sofre desde a adolescência: enxaquecas.

"Nesta caixa, estão 225mg de qualidade de vida prontos a serem injetados no meu braço. É um anticorpo monoclonal para prevenção da enxaqueca difícil de tratar. Infelizmente, desde a adolescência, faço parte dos dois milhões de portugueses que sofrem deste problema", começou por referir, na legenda de uma imagem do respetivo medicamento.

A jornalista assinalou que se submeteu a um "tratamento inovador": "Depois de tentar, sem sucesso, várias terapêuticas profiláticas (farmacológicas e não farmacológicas), a neurologista que me acompanha na consulta da cefaleia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia inscreveu-me na lista de doentes candidatos a este tratamento inovador. É um anticorpo monoclonal humanizado (mAb) que se liga ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (CGRP) e bloqueia a sua ligação ao recetor. A administração pode ser mensal ou trimestral. Resultado ao fim de três meses: passei de 12/14 crises de enxaqueca por mês para uma ou duas de ligeira intensidade."

"Obviamente, cada caso é um caso e carece de avaliação individual, mas penso que a partilha de informação pode sempre ajudar. O primeiro passo é marcar uma consulta da cefaleia ou de neurologia. Obrigada, ciência! Obrigada, SNS!", completou Ana Guedes Rodrigues.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Ana Guedes Rodrigues, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados