TVI

Quem é quem em "A Filha"? Levantamos o véu sobre a nova série da TVI!

A escassos dias da estreia de "A Filha", a SELFIE revela a história e as personagens da nova série da TVI.

Dia 29 de abril foi o escolhido para a estreia de "A Filha". Protagonizada por Diogo Infante, Dalila Carmo e José Condessa, a nova série da TVI conta com seis episódios, é da autoria de Patrícia Müller, tem produção de Maria & Mayer e a direção de projeto é de António Borges Correia.

A menos de três semanas da transmissão do primeiro episódio, a SELFIE revela a história de "A Filha", bem como quem é quem na trama que é inspirada num caso real.

A história

Em 2000, Heloísa uma imigrante ilegal chegada do Brasil, conhece Paulo, um carpinteiro bem-parecido, e apaixona-se por ele. Os dois envolvem-se, mas ele acaba por largá-la e recusa aceitar que ela possa estar grávida de um filho seu.

Cristina e José Aguilar sofrem com a impossibilidade de ter filhos. Através de Isa, uma amiga, Cristina ouve falar de uma brasileira com um bebé que não consegue sustentar e pensa que aquela poderá ser a criança que ela deseja. Por seu lado, Heloísa esforçou-se para manter Renata/Maria Júlia, mas não conseguiu e aceita dá-la ao casal Aguilar.

Paulo faz o teste de paternidade e descobre que Heloísa tinha dito a verdade. A partir desse dia, decide que quer ser o pai que ele próprio nunca teve. Regista a filha e pede que lhe seja entregue. Durante anos, assistiremos à batalha judicial e emocional entre o pai biológico e os pais adotivos de Renata / Maria Júlia que irá chamar à atenção dos meios de comunicação social.

Quem é quem

Paulo - José Condessa

Um rapaz abandonado pelo pai quando ainda era novo e criado pela mãe, Fernanda, uma mulher que nunca recuperou do abandono do marido. Paulo namora com Susana, de quem gosta, mas acha graça a Heloísa, e a traição não lhe tira o sono. Mas seria incapaz de namorar com uma mulher brasileira de quem os amigos falam como sendo fácil. Mal sabe que é pai, culpa-se por ter posto uma criança no mundo que não pode contar com ele, assim como ele não pode contar com o seu pai. Tímido, silencioso, Paulo parece não entender as coisas à primeira, no entanto, ele entende tudo e só age quando não tem mesmo opção. É um homem calmo, moderado, avesso a conflitos, até mesmo cobarde quando as coisas parecem demasiado difíceis, mas quando decide que Renata é o que ele tem de mais importante na vida, nada o trava.

Cristina - Dalila Carmo

Filha de Laura e Joaquim, é tradutora e trabalha maioritariamente a partir de casa. É conservadora e quer fazer as coisas certas, como os pais fizeram. Quer casar, ter filhos, viver feliz. Não é ambiciosa em termos profissionais. Tem, no entanto, um enorme sentido de família, mostrado na relação próxima com os pais e restante família. Aparentemente uma mulher frustrada e muito caprichosa, primária no sentimento, egoísta e obcecada com Maria Júlia, parece ter uma agenda escondida, dando ordens e manipulando todos, não olhando a meios para atingir os fins. E, no início, isto é verdade. O que muda é a nossa perceção dela e daquilo que ela defende. Cristina é também quem irá entender primeiro a sua filha, é quem mais mudará neste tempo. De uma mulher amarga, passará a alguém que não quer que a filha sofra.

José - Diogo Infante

José é um legalista que nunca fugiu a um imposto e paga todas as multas dentro do prazo. Assim como Paulo, que não acredita que a filha possa ser sua, também José não está certo de poder ficar com a criança. É Cristina, a sua mulher, quem o convence que sim. José é apaixonado pela mulher e quer corresponder à sua vontade de constituir família, de lhe dar um lar. Cristina, e os seus pais, Laura e Joaquim, são a sua única família. Subiu a pulso profissionalmente e foi com dinheiro emprestado do sogro que conseguiu constituir a sua empresa de produtos congelados. José é pouco plástico e adaptável. Quando decide algo, não recua. Teimoso, tentará comprar Maria Júlia através de presentes e perpétua diversão, criando uma bolha para ela.

Heloísa - Luciana Balby

Mãe biológica de Renata/Maria Júlia. Brasileira, oriunda de um estado do Brasil marcado por grandes desigualdades sociais. Acede ao convite da irmã mais velha Elisete de vir para Portugal. A irmã garante que é um país pequeno, mas com oportunidades para quem não tem medo de trabalhar. Quando chega, mostra -se sempre com um sorriso sincero e cativante e arranja emprego a cantar num bar. É aí que conhece Paulo. Grávida, muito frágil e desamparada, Heloísa acaba por pôr fim à própria vida porque não suporta a ideia de ter abandonado a filha apesar de saber que fez o melhor que podia e sabia.

Renata/Maria Júlia - Inês Balsa

Renata é nome dado por Heloísa, a mãe biológica, e Maria Júlia é o nome que será dado pelo casal Aguilar. Teve uma infância feliz, ultraprotegida, a viver numa bolha. Mimada e inteligente, quando tudo desmorona fica carente, a viver atormentada pela confusão de afetos à sua volta.

Susana - Sara Barradas

Mãe solteira de Rui Miguel, vive com o Paulo desde que o filho tinha poucos meses. Conheceu Paulo e juntos viveram um amor tranquilo até ela descobrir a existência de Renata. A desilusão da relação anterior podia tê-la feito bater a porta, mas Susana é um a mulher de ficar, de cuidar, de amor. Sabe que um percalço não deve definir um percurso. É o grande apoio de Paulo na luta pela filha, mas também a sua maior crítica.

Anabela - Inês Castel-Branco

Ambiciosa, frenética e pragmática é a segunda advogada que irá defender Paulo na luta pela custódia de Renata / Maria Júlia. Sabemos que o caso lhe diz muito, pela forma como se dedica na fase de inquérito, pelo modo como se manifesta em tribunal e sobretudo, como prepara Paulo para intervir perante o Juiz. Quando o caso adquire um mediatismo longe do que seria expectável, Anabela é a pessoa indicada para ter por perto. Cria e manipula a imagem de Paulo, garantindo o apoio da imprensa à sua causa e sobretudo dos portugueses.

Jorge Esteves - Pedro Carmo

É o advogado do casal Aguilar na luta pela custódia de Maria Júlia. É um homem privilegiado, nasceu numa família emocionalmente estruturada e com poder económico. Exerce advocacia sem recorrer a esquemas, confia no poder da lei. É metódico e como homem honesto que é, acredita que as pessoas com quem se cruza partilham, por defeito, as suas boas intenções. Por vezes engana-se. O seu temperamento mais diplomático vai deixá-lo em desvantagem na luta titânica que enfrenta em tribunal.

Laura - Cucha Carvalheiro

Laura é uma funcionária pública reformada, habituada a viver com privilégios sem ter de se esforçar muito para os conquistar. Casada com Joaquim, tornou-se a mulher e a mãe dos sonhos do seu marido, mas este nunca a tomou como garantida. Ao longo dos anos de casamento sempre se sentiu amada, especial. Este amor desmesurado foi decalcado na educação de Cristina, criada muito à sua semelhança. Quem conhece mãe e filha diz que elas são muito parecidas. O sentido de humor, por vezes despudorado, de Cristina, vem da mãe. Laura concorda e orgulha-se disso.

Joaquim - Luís Lima Barreto

É um GNR reformado, acérrimo defensor da retidão e da justiça. Orgulha-se de ter uma carreira exímia, limpa de favores e abuso de poder. Este “defeito de profissão” apenas cai por terra quando a sua família está em jogo. É capaz de fechar os olhos à lei quando o assunto é a felicidade de Maria Júlia e Cristina. É, na sua génese, um homem bom e crente nos valores tradicionais da família. A vontade de Cristina é a sua prioridade desde que ela nasceu, daí nunca condenar as suas atitudes. O que a filha acha ser correto, para ele também o é. Mesmo que o mundo discorde deles. Irá também apoiar Cristina quando ela decidir parar de fugir e enfrentar a Justiça.

Elisete - Nina Motta

É irmã de Heloísa e uma costureira que sonhava ser designer de moda. Apesar de ser carinhosa com os seus, encontra-se profundamente amargurada. Quando trocou o Brasil por Portugal, Elisete acreditou que seria bem-sucedida. Dinheiro sempre teve, de uma maneira ou de outra. É casada com Bruno, que conheceu em Portugal, com o casamento vieram as responsabilidades, a falta de dinheiro e o desgaste do quotidiano. Adorava que a irmã pudesse alcançar o que ela não conseguiu. E também por isso lamenta muito a sua morte.

Isa - Rita Lello

É prática, sensata, uma mulher terra a terra, com uma forte intuição e inteligência emocional. Foi mãe cedo, mas também ficou viúva muita nova. Sentindo-se sozinha, apoiou-se sempre muito na sua amiga Cristina. Ao ver a amiga destroçada por não conseguir engravidar, nem mesmo adotar, Isa tenta de tudo para ajudar a amiga. É vizinha de Heloísa e sabe que esta não tem condições para criar a filha. É dela que parte a ideia de entregar a criança aos Aguilar. Bem-intencionada, deixa-se consumir pela culpa quando percebe que prejudicou Cristina ao realizar o seu grande desejo.

Fernanda - Anabela Brígida

Foi abandonada pelo marido quando o filho era pequeno. Criou Paulo sozinha sem ajuda de ninguém e sacrificando a sua própria vida. Apesar de ser mãe solteira, Fernanda fez de tudo para que nunca lhe faltasse nada. Foi mãe e pai ao mesmo tempo, mostrando-lhe todos os dias que com amor e resiliência tudo se consegue. Fernanda é uma mulher trabalhadora e apaixonada pelo que faz. A sua banca de flores no mercado é a mais cuidada e reluzente e tem clientes assíduos que nunca a abandonaram.

Fábio - Duarte Gomes

É um agente imobiliário que sonha ser futebolista. É conhecido dentro do grupo de amigos como o playboy da bola, apelido conquistado graças à sua boa forma física e às conquistas amorosas da adolescência e início da vida adulta. Joga regularmente futebol com os amigos e colegas de trabalho e foi neste contexto que conheceu Paulo. É casado e tem um filho a quem quer incutir à força o gosto pelo desporto-rei, mas o rapaz não herdou o talento do pai. Não se importa nada de ser o centro das atenções e esforça-se para ter piada. É machista e xenófobo.

Dinis - Miguel Mateus

É um corretor de seguros que adorava ter uma vida mais imprevisível. Trabalha numa seguradora onde luta todos os meses para ser o corretor com mais comissões de vendas. Muitas vezes consegue, mas a frustração de não ter uma vida com mais adrenalina deixa-o até hoje com um amargo de boca. Cruza-se profissionalmente com Fábio, outro amigo de Paulo, e conhece Paulo nos jogos de futebol entre amigos. Às vezes, gostava de trocar de pele com Paulo, só para sentir a adrenalina de ter a sua estabilidade em risco. Rapidamente muda de ideias quando percebe a complexidade do “Caso Renata”.

Maria José - São José Lapa

É a Primeira Dama de Portugal e uma forte apoiante do casal Aguilar na luta por Maria Júlia. Num primeiro contato parece uma mulher distante, mas entrega-se de corpo e alma às causas em que acredita. As suas dúvidas são sempre pesadas na balança da razão e da emoção. Maria José sabe que as duas medidas são importantes na tomada de decisões, sejam elas pessoais ou políticas. Quando decide estudar o “Caso Renata”, a opinião pública apoia o pai biológico, mas Maria José conhece bem o ruído do mediatismo. Sabe que precisa ver e ouvir além da confusão e não teme ser contracorrente. Considera o medo ineficaz.

Nuno Lucas - Tomás Alves

É um advogado em início de carreira, saudoso dos tempos de universitário. É primo direito de Paulo, mas não mantêm uma relação próxima. Cresceram juntos na Figueira da Foz, mas assim que terminou o ensino secundário fez questão de se mudar para Coimbra, onde podia ser livre enquanto se licenciava em Direito. Levou mais tempo do que era suposto a terminar o curso. É um bon vivant que hoje precisa de trabalhar. Aceita o pedido da tia Fernanda para ajudar Paulo, apenas para não criar constrangimentos familiares com os pais. A sua falta de dedicação reflete-se nas parcas conquistas que consegue no “Caso Renata”.

Marina - Joana Cotrim

Vive num ambiente pequeno, mas tem planos mais altos para a sua vida. Quer sair da Figueira da Foz e viver uma vida de luxo. É esperta, desenrascada, dissimulada. O noivo que arranjou é mais novo e não tem muito dinheiro. Ela sente que não quer prescindir dele, nem do sonho de uma vida incrível. A solução passa por desviar dinheiro de José, com quem trabalha há três anos. Este dinheiro é para uso pessoal e imediato. Fá-lo porque o patrão está demasiado absorvido com Maria Júlia e distrai-se da empresa. Marina aparenta ser a assistente perfeita. Quando tem a oportunidade, afasta José para ficar mais à vontade no seu esquema. Foge, mal pode.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as imagens de "A Filha".

Relacionados

Patrocinados