Joaquim Horta: "O meu regresso à TVI é desejado, porque tudo começou aqui"

A Selfie esteve à conversa com Joaquim Horta, que está de volta à TVI para integrar o elenco da próxima novela, "A Herdeira".

Joaquim Horta
Joaquim Horta

De regresso à estação de Queluz, Joaquim Horta vai ser Ramón Fuentes na próxima novela, "A Herdeira".

"Já tinha saudades. É bom reencontrar pessoas. Este regresso à TVI aconteceu, porque, efetivamente, a personagem era desafiante, e a autora, Maria João Mira, teve uma grande responsabilidade nesta minha decisão, porque tomámos um café juntos e gostei imenso de a ouvir falar sobre a personagem e a novela que ia escrever. Mas o meu regresso à TVI é desejado, porque tudo começou aqui. A minha primeira novela, 'Amanhecer', em 2002, foi aqui", recordou o ator, de 43 anos.

Em "A Herdeira", Joaquim Horta vai dar vida a um homem que pertence à comunidade cigana: "Estou curioso. Espero que corra bem. Para já, ando a ter aulas de equitação e de flamenco. São coisas nas quais não sou muito forte, mas estou a tentar. Sobre a indumentária ainda não não tinha pensado. Mas a minha personagem tem um percurso um bocadinho à margem do resto da família cigana, por isso, se calhar, acaba por ser um pouco mais discreta. Não sei o que é que me espera."

"Sedução", exibida entre 2010 e 2011, foi a última novela do ator na TVI. No entanto, há laços de amizade que se mantêm: "Felizmente, ao longo do tempo, tenho criado várias amizades. Para mim, não é uma coisa muito complicada, até porque acho que é preciso um bom espírito de grupo quando estás a trabalhar, porque nós passamos tanto tempo juntos, a trabalhar, que é importante divertirmo-nos. Tento proporcionar isso durante as gravações. Não há pessoas com quem eu nunca quero trabalhar. No entanto, há pessoas com as quais já trabalhei uma vez ou duas e com as quais já tenho mais à vontade. Com a Sofia Ribeiro já trabalhei, e, se calhar, já tenho uma maior proximidade com ela do que com a Kelly Bailey, que estou a conhecer agora. Mas, para mim, o importante é divertirmo-nos sempre, mesmo quando as cenas são dramáticas."

Relacionados