Morreu, esta terça-feira, dia 14, o estilista Manuel Alves, fundador da marca Alves/Gonçalves.
A notiícia foi avançada, nas redes sociais, por alguns amigos e colegas do criador.
"Fica em paz, meu querido e bom amigo! Portugal perdeu um dos maiores talentos da moda, que soube sempre reinventar-se e que muitas gerações de alunos ganharam e tiveram o privilégio de ser formados por ele. Gigante abraço, Manuel", escreveu o estilista Miguel Vieira, no Instagram.
Segundo confirmaram amigos do estilista à agência Lusa, Manuel Alves morreu vítima de cancro.
Segundo uma amiga da família, Cila Carmo, o velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.
Manuel Alves nasceu em Montalegre, no distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), e fez dupla desde 1984 com José Manuel Gonçalves, quando ambos decidem inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para venderem as suas criações de homem e mulher.
Manuel Alves e José Manuel Gonçalves - que criaram a marca de moda portuguesa Alves/Gonçalves - desenharam uniformes para empresas como a companhia aérea portuguesa TAP e a operadora telefónica Vodafone, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado, tendo ainda desenvolvido uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.
Entre 1991 e 2013, o criador de moda foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.
Em 2010, o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores.
Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla desfilou as suas coleções em várias semanas da moda internacionais, designadamente São Paulo e Nova Iorque.