SIC

António Pedro Cerdeira: "Não sou, nunca fui, nem serei um agressor de mulheres"

Numa entrevista concedida ao programa "Júlia", o ator António Pedro Cerdeira falou sobre as acusações de violência doméstica de que tem sido alvo por parte da ex-companheira, Susana da Silva.

Foi na semana passada que Susana da Silva, ex-companheira de António Pedro Cerdeira, acusou, publicamente, o ator, de 52 anos, da prática de violência doméstica, com o relato de alegados episódios dessas agressões. Entretanto, numa entrevista concedida ao programa "Júlia" - e após a emissão de um comunicado -, António Pedro Cerdeira deu a respetiva versão da história.

"Fui e sou vítima de violência doméstica. Porque continuo a ser", assinalou, sem rodeios, o artista, que integra, atualmente, o elenco da novela "Sangue Oculto", emitida pela SIC. "Não sou, nunca fui, nem serei um agressor de mulheres. Tenho um profundo ódio a um homem que seja agressor de mulheres. Mas não sou", garantiu, ainda.

De acordo com António Pedro Cerdeira, nesta relação "intermitente", que durou "cerca de nove anos", o ator conviveu com alegados "problemas de álcool" de Susana da Silva. Além disso, durante esse período, António Pedro Cerdeira nunca terá chegado a saber qual a verdadeira profissão da, agora, antiga companheira, que, alegadamente, terá dito que era piloto, controladora aérea e, ainda, médica.

"Há 3 anos, ela decidiu meter um processo. [...] Ela arranjou essas fotografias, na altura, existiam fotografias inclusive de outras pessoas, e fez uma queixa. São as fotografias que estão aí, na praça pública, ela diz que fui eu. Isto foi feito para fazer uma queixa e o Ministério Público arquivou. Aquilo que está naquelas fotografias não foi provocado por mim", esclareceu, também, António Pedro Cerdeira, a propósito da divulgação, por parte de Susana da Silva, de imagens de alegadas agressões cometidas pelo artista.

Nesta conversa com Júlia Pinheiro, António Pedro Cerdeira detalhou um alegado episódio vivido há cerca de cinco meses, quando, após uma cena de ciúmes de Susana da Silva, que, segundo o próprio, estaria alcoolizada, o ator decidiu expulsá-la de casa. "De repente, recebo um telefonema a dizerem-me que ela estava a partir a casa toda, com calhaus de dez, 15 quilos", assinalou.

Recorde-se que, numa entrevista concedida a Bruno Caetano, no programa "Dois às 10", Susana da Silva relatou a respetiva versão desse mesmo episódio: "Saí de casa, da nossa casa. Entrei em casa, com uma amiga, abri as portas todas, estava tudo fechado. Tive uma luz, não sei o que me aconteceu... foi a primeira vez que fui violenta, peguei num pedregulho e parti a janela de casa, para entrar na nossa casa. Saí daquela casa com a GNR e com o meu pai. Nunca fui violenta, nunca bati, nunca agredi. Nessa noite, sim, para me salvar." Por sua vez, o ator nega a presença do pai da antiga companheira, nesse momento.

No final da entrevista, António Pedro Cerdeira confessou que estas acusações já lhe custaram algumas oportunidades profissionais, como uma peça de teatro.

Recorde-se que caso tenha sofrido - ou continue a sofrer - de violência doméstica, pode contactar, gratuitamente, o número da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima): 116 006.

Relacionados

Patrocinados