SELFIE NUTRI

Alimentos termogénicos que vão ajudá-lo a queimar gorduras

Bárbara de Almeida Araújo
Nutricionista
Kiwi

Os alimentos termogénicos podem ser poderosos aliados quando queremos queimar gordura corporal e acelerar o metabolismo. Desta forma, num contexto de emagrecimento, são muitas as pessoas que procuram incluir estes alimentos na sua alimentação.

O que são alimentos termogénicos?

Em termos gerais, os alimentos termogénicos aceleraram o metabolismo, forçando o nosso organismo a gastar mais energia, para repor os valores normais de temperatura.

A termogénese alimentar é responsável por cerca de 10% do gasto total de energia, o que quer dizer que, apesar de ser uma ajuda, a inclusão de alimentos termogénicos na nossa alimentação não vai fazer com que perca peso de um dia para o outro.

Tome nota:

Alimentos ricos em Vitamina C – a Vitamina C é importante para o metabolismo das gorduras. Kiwi, papaia, manga, brócolos, morangos, pimento, couves são alguns alimentos ricos em Vitamina C.

Canela – a canela ajuda a controlar os níveis de glicémia e pode, ainda, ajudar na queima de gordura visceral. Dica: Adicione canela aos iogurtes, panquecas ou, mesmo, ao café.

Chá Verde – é um termogénico natural. A cafeína e catequinas presentes no chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Dica: se bebe leite, de manhã, que tal trocar por uma chávena de chá verde sem açúcar? Assim, logo pela manhã, começa a estimular o seu metabolismo.

Gengibre – auxilia a digestão e acelera o metabolismo. Dica: faça um chá de gengibre, limão e pau de canela. Outra opção é incluir o gengibre nos cozinhados ou nos batidos.

Malagueta – a capsaicina presente na malgueta tem uma acção termogénica e antioxidante. Dica: utilize a malagueta para condimentar alguns pratos.

Estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável e estar associados à prática de exercício físico, para que tenham um efeito positivo na perda de peso e de gordura corporal. Por si só, estes alimentos não são milagrosos (especialmente se a sua alimentação não for equilibrada), mas podem ser uma ajuda extra.

Bárbara de Almeida Araújo
Nutricionista