Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo revela tudo o que precisa mesmo fazer para evitar ter cáries dentárias

A cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes nos seres humanos, afetando 97% da população mundial durante a vida.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 16 abr, 10:05
João Espírito Santo
João Espírito Santo

A cárie dentária é provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

Essa destruição ocorre devido à produção de ácidos pelas bactérias presentes na placa bacteriana, que se acumula na superfície dos dentes. Com o tempo, se não tratada, a cárie pode penetrar nos tecidos mais profundos do dente, incluindo a dentina e a polpa, levando a sintomas como dor, sensibilidade e até mesmo infeção.

Quando sente a presença de uma cavidade, ou a ausência de uma parte do dente, muito provavelmente terá uma lesão de cárie dentária já avançada.

Se notar alguma alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras), deverá consultar o seu médico dentista.

 

Mas que cuidados devemos de ter para prevenir a cárie dentária?

 

- Seguir uma dieta saudável - limitar o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcares e em hidratos de carbono fermentáveis, como doces, refrigerantes e alimentos processados, pode ajudar a prevenir a cárie. Optar por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais e laticínios, é uma escolha mais saudável para os dentes;

- Escovar os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta fluoretada, após as refeições;

- Passar o fio dentário entre os dentes, pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite;

- Se não for possível a escovagem após uma refeição principal, pode mascar uma pastilha elástica sem açúcar. No entanto, as pastilhas elásticas nunca substituem a escovagem!

- A escovagem noturna é a mais importante e não se deve ingerir mais alimentos após a escovagem.

- Visitar o seu Médico Dentista regularmente.

 

O que são os selantes dentários?

Uma outra forma de prevenção da cárie dentária são os selantes dentários. Os selantes dentários são resinas aplicadas nas superfícies dos dentes posteriores. Eles selam as fissuras e sulcos dos dentes, impedindo que as bactérias e os alimentos se acumulem nessas áreas de difícil acesso.


A visita regular ao seu médico Dentista permite identificar e tratar precocemente as lesões de cárie evitando a progressão da doença e a necessidade de tratamentos mais invasivos, como obturações ou tratamentos de canal.

Ao implementar essas estratégias de prevenção é possível reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de cárie e promover uma boa saúde oral ao longo da vida.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados