Nacional

Saiba quem são os principais inimigos dos dentes na época de Natal

Estamos em contagem decrescente para o Natal e os almoços e jantares de Natal começam a fazer parte da nossa agenda.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 5 dez 2023, 10:30
Prof. Doutor João Espírito Santo
Prof. Doutor João Espírito Santo


A época natalícia é sinónima de mesas recheadas, principalmente com os doces característicos desta época. E qual o ingrediente mais presente? O açúcar.

Já não é novidade afirmar que o açúcar é um dos principais inimigos da nossa saúde oral, quando consumido em excesso.

"Quanto mais tempo o açúcar permanecer na boca, maior será o risco de cárie dentária."

Na prática, sempre que ingerimos alimentos açucarados estamos a alimentar as bactérias que vivem dentro da boca. Essas bactérias vão, depois, produzir ácidos que se podem dissolver no esmalte dos dentes, dando depois origem à cárie dentária.

Quanto mais tempo o açúcar permanecer na boca, maior será o risco de cárie dentária. Como tal, o ideal é ingerir doces, com moderação, e, principalmente, junto às refeições principais.

"Trincar alimentos muito rígidos pode provocar dentes lascados ou partidos."

Deve ter em atenção, também, ao consumo de alimentos duros. Quem nunca tentou partir uma noz com os dentes?  Por vezes, usamos os dentes como ferramentas. Trincar alimentos muito rígidos pode provocar dentes lascados ou partidos.

Nesta época também é propícia a presença de alimentos e bebidas ácidas.  Estes alimentos podem enfraquecer a camada protetora do esmalte, que cobre a superfície dos dentes, deixando os túbulos dentinários expostos e suscetíveis à sensibilidade.

"O consumo excessivo de álcool pode contribuir para a desidratação e a redução da produção de saliva."

O consumo excessivo de álcool pode contribuir para a desidratação e a redução da produção de saliva. A saliva desempenha um papel crucial na neutralização de ácidos e na manutenção de um equilíbrio saudável na boca. Beber água depois de beber bebidas alcoólicas pode ajudar a remover o ácido e as bactérias, para evitar que essas substâncias se acumulem nos dentes.

"Não precisa de dizer não às tradições natalícias para continuar a ter uma boa saúde oral."

No entanto, não precisa de dizer não às tradições natalícias para continuar a ter uma boa saúde oral.
Basta manter as suas rotinas de higiene oral. A escovagem deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia, sendo que a escovagem mais pormenorizada deve ser realizada antes de deitar e, se ainda não visitou o seu Médico Dentista este ano, marque uma consulta de avaliação. Uma das formas de prevenir e tratar atempadamente as patologias orais passa pela visita ao seu médico dentista.

Sorria.
Quem Ama Cuida.
Boas festas.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados