EXCLUSIVO

Será que Flávio Furtado já marcou algum encontro através das redes sociais?

Será que Flávio Furtado já marcou algum encontro através das redes sociais?
Flávio Furtado na Selfie
Flávio Furtado e "as mulheres da sua vida"
Flávio Furtado de férias em Itália
As férias de Flávio Furtado em Marrocos

A propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, a Selfie desafiou Flávio Furtado a responder a um quiz. O comentador do "Late Night Secret" e da "Crónica Social" não se fez rogado e aceitou o desafio.

Alguma vez te arrependeste de uma publicação e apagaste de imediato?

Não, nunca me arrependi de nada. Quer na vida, quer nas redes sociais, quando publico ou quando digo é porque tenho a certeza. Às vezes, digo coisas que não deveria ter dito... mas já está dito.

Já publicaste algo para atingir alguém?

Já, uma vez, mas gerou  tanta confusão... As pessoas começaram a enviar-me mensagens e a telefonar, a dizer: "Olha, essa boca é para mim?". E eu percebi que, afinal, se calhar, tinha descoberto a careca a um, mas havia mais a fazer a mesma coisa, e, por isso, para viver em tranquilidade, deixei de fazer esse tipo de publicação. Quando tenho alguma coisa para dizer, telefono e digo. Dedico tempo a resolver problemas com pessoas que me dizem alguma coisa. Com as outras já não perco tempo.

Já modificaste alguma foto tua e rezaste para que ninguém reparasse?

Já usei uma daquelas aplicações com um filtro efeito beauty e para apagar rugas, aumentar os olhos, emagrecer o rosto, mas, depois, tirei logo a fotografia do Facebook, porque era uma coisa horrorosa. Acho que é preferível as pessoas aparecerem tal como são do que estarem a usar grandes aplicações, porque, depois, é publicidade enganosa. Se eu me fosse encontrar com uma pessoa e, depois, ela não fosse nada daquilo, eu punha-lhe um processo. Publicidade enganosa não vale.

Já eliminaste alguém das redes sociais que, depois, te confrontou?

Tenho um facebook pessoal e, aí, não tenho por hábito eliminar ninguém... Já eliminei uma visita ou duas. Na minha página profissional, já bloqueei algumas pessoas. Quando me arrasam, eu tenho de aceitar. Agora, quando publico uma fotografia com uma pessoa que alguém não gosta e vem só xingar, aí, eu apago.

Costumas fazer "limpeza" aos amigos ou seguidores?

Tanta vez! É como fazer limpezas nas praias... plásticos, beatas, coisas que não são bem vindas vão... E porquê? Porque há pessoas que estão no meu facebook mais pessoal e que são incapazes de pôr um like, de enviar uma mensagem e, depois, na altura dos anos, só porque o Facebook as relembra, armam-se em solidárias. Se só estão no meu Facebook para tentarem saber onde é que estou, onde é que eu como, onde é que eu durmo, com quem é que eu como... não fazem lá falta nenhuma. No meu Facebook profissional, há pessoas que nem um "seguir" fazem, mas para isso há um creme para os cotovelos que, habitualmente, resolve o problema.

Tens o hábito de "cuscar" as páginas de ex-namorados?

Eu não, porque como diz o ditado: "Está feita, está morta". E eu não me preocupo minimamente com aquilo que o passado faz. Nem sequer as sigo.

Já fizeste algum like sem querer, daqueles mesmo constrangedores?

Já fiz likes sem querer e, pior, já fiz comentários constrangedores! Agora é um assunto sério: eu tive o pai de um amigo meu que se enforcou, e eu fiz um comentário a dizer "força". Só que o corretor automático escreveu "forca". Pode parecer anedota, mas foi uma situação muito desagradável.

Usas aplicações para saberes quem é que anda a "cuscar" o teu perfil?

Acabei de saber, pela Selfie, que existe uma aplicação para saber quem é que anda a cuscar as nossas redes socias. Eu não fazia ideia, não tenho essas aplicações e acho que não vou instalar, porque não me interessa nada quem é que anda a vasculhar as minhas redes sociais.

Já marcaste algum encontro, através das redes sociais, com alguém que não conhecias?

Já! Eu fui de férias, torci um pé e, através das redes sociais, tive conhecimento de um excelente profissional. Mandei uma mensagem, ele respondeu-me na hora e depois lá estava eu na consulta.

Qual é o Instagram/Facebook que mais visitas?

Eu sigo pessoas de quem gosto, por quem tenho alguma admiração, mas não vou lá com assiduidade. De manhã, dedico, pelo menos uma hora, a responder às mensagens que me mandam e, ao final do dia, a última coisa que faço antes de apagar o candeeiro é passar pelas redes sociais e ver aquilo que me mandaram. Com uma exceção, eu, todos os dias, mal acordo, vou consultar a Selfie!

Que mensagem deixarias às pessoas que passam a vida no teu perfil, mas que nunca fazem like nem comentam?

Há pessoas que dizem que na cadeia e no hospital é que se conhecem os nossos amigos, mas eu não concordo muito. Eu costumo dizer que conhecemos os verdadeiros amigos quando estamos a ter sucesso. É quando estamos a ser bem sucedidos profissionalmente, porque é preciso ter muita humildade, para pegar num amigo aos ombros e sair a gritar: 'Esta pessoa é minha amiga e faz um sucesso brutal". Faz-me alguma confusão saber que alguns colegas de trabalho, algumas pessoas mais próximas vão lá, veem e não deixam o like, porque, às vezes, deixar o like é motivar, é incentivar.