Entrevistas

Patrícia Candoso sobre ser mãe aos 40 anos: "Fui preconceituosa, por desconhecimento"

Numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, a atriz Patrícia Candoso falou sobre os preconceitos - que até a própria tinha - em ser mãe aos 40 anos. A artista aborda, também, o podcast "Mãe aos 40", no qual troca ideias sobre o mundo da maternidade e da paternidade.

Qual é o maior desafio em ser mãe aos 40 anos?
O maior desafio, sem dúvida, é ultrapassar os preconceitos da sociedade. Felizmente, não senti isso na pele, mas sei que existe. Ter filhos aos 40 pode ser exatamente igual a ter filhos aos 30. A idade é apenas um dos vários fatores de risco que uma mulher pode ter quando engravida.

É verdade que sempre disse que nunca seria mãe com essa idade? Por que motivo tinha essa certeza? E por que razão mudou de ideias?
Sim, sempre disse, aos 20 e 30 anos, porque achava os 40 uma idade muito avançada. Na realidade, estava a ser preconceituosa, por desconhecimento. Não mudei de ideias, simplesmente percebi que a idade é apenas uma contagem de anos, se o nosso corpo se sente bem e é saudável, está tudo bem!

A Patrícia é uma autêntica "mulher dos sete instrumentos", porque, para além de atriz, cantora, encenadora, autora... ainda é entrevistadora. Por que motivo surgiu a ideia do podcast "Mãe aos 40"?
Na realidade, a minha formação académica é jornalismo. Mas gosto mais de dizer que o "Mãe aos 40" é uma conversa, é uma partilha de experiências do que propriamente uma entrevista. A ideia deste projeto surgiu quando soube que estava grávida, por isso, também foi uma luta contra o tempo conseguir realizá-lo, porque, naquele momento, só fazia sentido, enquanto estivesse grávida.

E virá por aí a segunda temporada desse podcast? Quais serão os temas abordados?
Sim, quero muito e estou a projetá-lo com a minha agência. Agora, com mais tempo de preparação, quero melhorar, a nível técnico, e também oferecer aos seguidores conteúdos mais ricos e interessantes. A primeira temporada correu muito bem, teve muito bons resultados e realizou-se também graças à ajuda de vários amigos a quem sou grata. É muito difícil criar projetos de autor sem o apoio financeiro de alguma marca, não há muitas marcas com visão empreendedora e que entendam que este tipo de projetos digitais tem um público muito mais direto e específico.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Patrícia Candoso, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados