No Instagram

Cláudia Vieira desabafa: "Sou a prova de que é muito fácil 'cair em balelas'"

A atriz Cláudia Vieira quebrou o silêncio, após ter partilhado informações falsas sobre a Covid-19.

Neste momento, Cláudia Vieira encontra-se em quarentena, após ter testado positivo para a Covid-19. E, através do Instagram, a atriz, de 42 anos, decidiu partilhar informações que davam conta de que o consumo de alimentos alcalinos ajudaria a combater o coronavírus.

No entanto, tudo não passava de notícias falsas, conforme a VOST Portugal - Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (Associação de Proteção Civil registada) veio esclarecer, rapidamente, através do Twitter: "Está na hora de ir ao Instagram da Cláudia Vieira e dizer-lhe que a escala de pH só vai até ao 14 (e, depois, reportar a story como notícias falsas)."

Dois dias após a polémica, Cláudia Vieira quebrou o silêncio, no Instagram, esta segunda-feira, dia 9. "Admito que, sim, caí nas chamadas fake news. Confrontada com a realidade, só posso reiterar o quão importante é confirmar a veracidade dos factos antes de os partilhar. Enquanto figura pública, sinto, e sei, que tenho responsabilidade acrescida em alertar para determinados temas e foi com esse intuito que partilhei estas stories. Infelizmente, não correspondem à realidade. Nesta área da desinformação, sou a prova de que é muito fácil 'cair em balelas', e, hoje, alerto para isso mesmo", começou por desabafar a, também, apresentadora.

"Confirmem sempre a informação antes de a partilhar. Verifiquem de onde ela vem, se as fontes são credíveis, se há estudos científicos que a comprovem e se os órgãos de comunicação de referência estão de acordo. Tenham especial cuidado com informações propagadas através de WhatsApp, pois é muito fácil escrever mentiras sobre seja o que for. No que toca à pandemia de Covid-19, confiem, apenas, nos dados fornecidos pela Direção-Geral da Saúde. Que esta situação sirva de lição e nos abra os olhos para sermos cidadãos mais responsáveis e informados. Eu, inclusive", rematou.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Cláudia Vieira, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados