Nacional

Mascar pastilha elástica tem benefícios: Prof. Dr. João Espírito Santo explica porquê!

Quando comemos, especialmente alimentos ricos em açúcares e hidratos de carbono, as bactérias presentes na nossa boca quebram essas substâncias e produzem ácidos como subprodutos.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 24 jul 2023, 17:09
Prof. Dr. João Espírito Santo
Prof. Dr. João Espírito Santo

Este processo é conhecido como fermentação. Como resultado, o nível de pH na boca torna-se, temporariamente, mais ácido e este período de tempo de pH ácido vai depender da frequência da ingestão de alimentos.

A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 considerado neutro. Um pH abaixo de 7 é considerado ácido e um pH acima de 7 é considerado básico ou alcalino.

Uma boca saudável normalmente tem um pH levemente ácido, variando de cerca de 6,5 a 7,5. A variação do ph da nossa boca está associada aos hábitos e estilos de vida.

O corpo possui mecanismos naturais de defesa para ajudar a neutralizar esses ácidos e restaurar um nível de pH mais equilibrado na boca. A saliva, que tem uma natureza ligeiramente alcalina, desempenha um papel crucial neste processo.

A saliva ajuda a eliminar algumas partículas de alimentos, neutralizar os ácidos e remineralizar o esmalte dos dentes, mantendo um ambiente oral mais saudável. Como tal, produzir mais saliva pode ser benéfico para manter a saúde oral.

Existem várias formas para estimular a produção da saliva. Neste artigo vamos focar-nos no estimulo da produção da saliva através do ato de mascar uma pastilha elástica com xilitol. O xilitol é um álcool de açúcar que é frequentemente usado como substituto do açúcar em pastilhas elásticas sem açúcar e outros produtos dentários.

O xilitol tem vários efeitos benéficos na saúde oral.

O xilitol não é fermentado por bactérias orais como os açúcares. Como resultado, não contribui para a produção de ácidos que podem levar à cárie dentária. Na verdade, descobriu-se que o xilitol inibe o crescimento de bactérias produtoras de ácido na boca. Também se demonstrou que promove a remineralização do esmalte dentário, ajudando a reparar os estágios iniciais da cárie dentária.

O xilitol ajuda a reduzir a adesão de bactérias nocivas aos dentes, tornando mais difícil que causem danos.

Para obter o máximo benefício da pastilha elástica com xilitol, lembre-se das seguintes dicas:

  • Escolha a pastilha elástica sem açúcar com 100% xilitol como adoçante. Leia o rótulo do produto para garantir que não contenha outros açúcares ou adoçantes artificiais que possam neutralizar os efeitos positivos do xilitol.
     
  • Mascar uma pastilha elástica após as refeições ou lanches. Mascar uma pastilha por cerca de 20 minutos, após comer, pode ajudar a estimular o fluxo de saliva e auxiliar na eliminação de partículas de alimentos e ácidos da boca.
     
  • Lembre-se de que a pastilha elástica com xilitol não deve substituir as boas práticas de higiene oral, incluindo escovagem regular, uso do fio dentário e consultas de manutenção, para manter o pH da boca dentro de uma faixa saudável e prevenir problemas de saúde oral. Além disso, reduzir a ingestão de alimentos e bebidas açucarados e ácidos também pode ajudar a manter um equilíbrio saudável do pH da boca.
Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados