TVI

30 anos TVI: Goucha recorda "casamento perfeito" vivido em "programa quentinho"

Em conversa com a SELFIE, o apresentador Manuel Luís Goucha fala sobre um dos programas que mais gostou de conduzir na TVI.

Ininterruptamente na TVI desde 2022, Manuel Luís Goucha esteve, também, na estação da Media Capital no respetivo ano de lançamento: 1993. É esse o momento que o apresentador recorda assim que é desafiado pela SELFIE a desfiar memórias sobre um percurso de sucesso trilhado em Queluz de Baixo.

"Estive na TVI há 30 anos, precisamente, com 'Momentos de Glória'. 'Momentos de Glória' foi um programa que começou em setembro e que foi até março de 1994. Depois, fui para a RTP, fazer um percurso nas manhãs, e regressei em 2001", lembra Manuel Luís Goucha, admitindo que não gosta de viajar no tempo: "Eu não sou do passado. Não tenho saudades de coisíssima alguma e não faço viagens ao passado. Para a frente é que é o caminho. Não sou nada homem de olhar para atrás."

"Não há nenhum programa que eu não tenha gostado de fazer na minha vida televisiva. Há um de que eu não gostei de fazer, mas era da RTP. Portanto, as memórias são todas agradáveis. Quando me ponho a pensar, percebo que já fiz muita coisa. Além de 'Você na TV!', fiz não sei quantas séries de 'A Tua Cara Não Me É Estranha', 'Uma Canção Para Ti', 'MasterChef'... Já fiz tanta coisa! As memórias são muito diversificadas e agradáveis", constata o apresentador, a propósito do 30.º aniversário da TVI, que se assinala no próximo dia 20.

"Uma Canção Para Ti" - primeiro apresentado ao lado de Júlia Pinheiro (2008-2009), depois em dupla com Cristina Ferreira (2011) e, já recentemente, formando parelha com Maria Cerqueira Gomes (2022) - tem um sabor especial para Manuel Luís Goucha. "É um programa pelo qual tenho muito carinho", diz.

Em exclusivo, o comunicador recorda ainda as primeiras temporadas, ao lado de uma amiga de sempre e para sempre. "É um programa familiar, é um programa quentinho - e a expressão é da Júlia. Gostei particularmente de trabalhar com a Júlia. Primeiro, porque já nos conhecíamos há uns 20 e tal anos e, depois, porque somos da mesma geração. Ela tem 60 e eu tenho 68. Somos mais próximos. Éramos necessariamente dois cotas a subir ao nível das crianças", refere, salientando que, "ainda hoje", é tratado por "tio" pelos então concorrentes de "Uma Canção Para Ti" - algo que se repetiu, mais tarde, em "MasterChef Júnior".

Sobre a dupla com Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha defende ter vivido um "casamento perfeito" no pequeno ecrã. "Aliás, é um casamento que extravasa a televisão. O amor e o afeto que temos um pelo outro são profundos", afirma.

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens de Manuel Luís Goucha.

Relacionados

Patrocinados