Maria José morreu, aos 92 anos, no passado dia 10 de junho, e Rita Ribeiro, filha da atriz, esteve no programa "Você Na TV" a recordar a mãe.
Rita Ribeiro começou por confessar: "Este momento não foi nada fácil. Se não tivesse esta filosofia de vida, que tive neste retiro em casa, em que passei 57 dias com a minha mãe internada nos cuidados paliativos, não tinha aguentado. Aguentei pela maneira como vivo, com a ajuda da meditação que faço todos os dias, duas/três vezes por dia, e com o amor das minhas filhas, dos amigos e dos meus cães."
A atriz recordou, também, o pai, o falecido ator Curado Ribeiro, sublinhando que guarda dos pais as melhores memórias, mas lamentando que o talento da mãe não tenha sido devidamente reconhecido.
"A minha mãe não sentia muita justiça para com ela, acho que ela não foi reconhecida dentro de todo o talento que tinha", afirmou Rita Ribeiro, antes de contar: "Ela tinha 400 euros de reforma com 82 anos de teatro. Acho que não vale a pena dizer mais nada."
A atriz Maria José participou em inúmeras produções televisivas, como "Roseira Brava", "Doida por Ti" e "Meu Amor", além de ter passado por mais de 20 companhias de teatro, que incluem estruturas como o Teatro Estúdio de Lisboa, de Luzia Maria Martins, o Teatro Experimental de Cascais, de Carlos Avilez, o Teatro da Cornucópia, de Luís Miguel Cintra, ou A Comuna - Teatro de Pesquisa, dirigida por João Mota.
Veja, agora, os vídeos com a conversa de Rita Ribeiro com Manuel Luís Goucha.