RTP

Filho de Linda de Suza sobre polémica no Festival da Canção: "Era a minha impulsivade"

O filho de Linda de Suza, o músico João Lança, recorda a polémica em redor da respetiva participação no Festival da Canção.

Corria o ano de 1998 quando João Lança, então com o nome artístico Janot, concorreu ao Festival da Canção. O filho de Linda de Suza terminou o concurso em último lugar, mas a passagem pelo certame ficou marcada pelo momento em que, em forma de protesto, ainda durante a votação, o músico abandonou o São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

"Era a minha impulsividade...", recorda, entre risos, João Lança, em declarações exclusivas à SELFIE. Hoje, faria novamente o mesmo? "Não sei...", atira, com uma forte gargalhada, acrescentando: "Temos de ser sempre aquilo que somos."

O filho de Linda de Suza garante, todavia, que o facto de ter ocupado a última posição na tabela classificativa não o entristeceu. "O Paulo de Carvalho estava no júri e elogiou imenso a minha canção. Para mim, isso já foi espetacular. No dia seguinte, fui para casa de uns amigos, à beira-mar, e o Pedro Malaquias ligou-me a dizer: 'João, ganhámos!' Eu disse: 'Porque dizes isso? Fiquei em último'. E ele respondeu-me: 'Não percebeste nada... Ganhaste porque marcaste a tua diferença!'. Adorei isso. É outro ponto de vista", analisa.

É por isso que o músico não descarta a hipótese de voltar a concorrer ao Festival da Canção. "É engraçado, porque, naquela altura, eu dizia que não. Hoje, iria novamente, porque acho que é uma honra. Com toda a humildade e modéstia, é sempre uma honra poder representar o nosso país. Só por isso, sim, iria novamente", afirma.

A edição de 1998 do Festival da Canção acabou por ser ganha pelos Alma Lusa, com o tema "Se eu te pudesse abraçar". Na Eurovisão, a banda alcançou um 12.º lugar para Portugal.

Veja, agora, as melhores imagens de João Lança na galeria que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados