Nascida em Beringel, no concelho alentejano de Beja, Linda de Suza, cujo nome civil é Teolinda Joaquina de Sousa Lança, viveu num orfanato dos cinco aos 11 anos de idade e emigrou, clandestinamente, para Franca, em 1970, onde trabalhou como empregada de limpeza, antes de ser descoberta enquanto cantava num bar.
Foi em 1978 que Linda de Suza lançou o primeiro single "Um português", mais conhecido como "Mala de Cartão", que continua a ser um dos maiores sucessos da cantora.
Desde então, a vida de Linda de Suza foi marcada por diversos reveses, mas, em 2014, conseguiu relançar a carreira, com vários concertos e digressões até 2017.
Já em 2020, a cantora foi internada, durante o confinamento, depois de ter contraído covid-19.
Agora, Linda de Suza encontra-se internada numa unidade hospitalar em Paris. Segundo o agente artístico da cantora, o internamento deve-se a "febre alta", mas garante que estão a preparar um novo trabalho. "O seu DVD vai ter estreia em novembro deste ano, pela produtora Marianne Mélodies, e vai refletir a sua carreira. A autora da 'Mala de Cartão' selecionou, ela própria, os melhores programas da TV internacional", afirma Fabien Lecoeuvre, num comunicado publicado na página de Facebook da cantora.
Contudo, o jornal France Dimanche refere que Linda de Suza, de 74 anos, estará hospitalizada há várias semanas e que o estado de saúde da cantora portuguesa se agravou nos últimos dias, sendo considerado "muito grave". De acordo com o jornal francês, a cantora apresentará distúrbios psicológicos e terá mesmo deixado de comer, sendo que os médicos citados pelo France Dimanche referem: "Escassas hipóteses de recuperação."
Linda de Suza tem um filho, o, também, cantor João Lança, com quem mantém uma relação conturbada.
Recorde, agora, alguns dos sucessos de Linda de Suza e veja, na galeria, como a cantora mudou ao longo dos anos.