Internacional

Rainha Isabel II quebra protocolo no funeral do marido para proteger o príncipe Harry

Foram divulgados os detalhes da cerimónia fúnebre do príncipe Philip, que decorrerá no sábado, 17 de abril, no Castelo de Windsor.

O Palácio de Buckingham divulgou novos detalhes acerca do funeral do príncipe Philip, que se realiza no sábado, 17 de abril, no Castelo de Windsor, onde o duque de Edimburgo morreu há uma semana, aos 99 anos.

Confirmando o que vinha sendo noticiado há vários dias, tal como era o desejo do marido da rainha Isabel II, será um "funeral real" e não um funeral de Estado.

Alo contrário do protocolo real, os membros da família não usarão fardas militares.

A ordem dada pela rainha Isabel II foi interpretada pela imprensa internacional como uma forma de a monarca proteger o neto, o príncipe Harry. Desde que abdicou das funções como membro sénior da família real, o Duque de Sussex foi destituído das funções militares, pelo que não poderia envergar farda.

Também, foi igualmente esclarecido que os príncipes William e Harry caminharão seguirão na procissão, atrás do caixão do avô, mas não irão lado a lado. O primo Peter Phillips irá caminhar no meio dos dois filhos do príncipe Carlos, que seguirá logo atrás da urna com os três irmão: André, Eduardo e Ana.

Durante a cerimónia vão ouvir-se, pelos corneteiros dos Royal Marines, as Action Stations - que nos navios de guerra eram sinónimo de que todos se deveriam recolher aos seus postos. Este será um momento único que homenageia a carreira militar do príncipe Philip na  Marinha Real Britânica.

Também, o transporte da urna será realizado no Land Rover verde do duque de Edimburgo, que deixou instruções para a adaptação necessária do veículo que levará o caixão até à capela de São Jorge. 

A cerimónia, marcada para as 15:00 horas e na qual participarão 30 membros da família real, será transmitida pela televisão e em todo o Reino Unido será feito um minuto de silêncio.

Veja, agora, as imagens dos milhares de mensagens e flores depositados em honra do príncipe Philip, na galeria de fotos que preparámos para si.

Relacionados