TVI

Após acusações, Helena Isabel reage a polémica e pede desculpa: "Não deveria tê-lo dito. Passei-me"

Helena Isabel quebrou o silêncio sobre o vídeo em que aparece a discutir numa rua e negou as acusações de xenofobia.

Nas últimas horas, começou a circular nas redes sociais um vídeo em que Helena Isabel protagoniza uma discussão numa rua. Já na madrugada desta sexta-feira, dia 30, a comentadora do programa "TVI Extra" recorreu ao Instagram para reagir às acusações de xenofobia de que é alvo.

"Efetivamente, estive a ver o vídeo e estava completamente descontrolada. Acho que qualquer pessoa ficaria quando tenta descansar e não consegue todos os dias. Eu não falei só em meu nome. Eu falei em nome de todos os meus vizinhos", alegou Helena Isabel, contando que a confusão surgiu depois de, uma vez mais, à noite, crianças estarem a fazer "barulho" na rua. A comentadora do formato da TVI disse mesmo não compreender como "miúdos de cinco ou seis anos andam na rua até às 11 da noite".

A altercação foi entre Helena Isabel e a progenitora de uma das crianças. "A mãe do rapaz, que é uma pessoa superdesagradável, começa a dizer que o filho tem é de brincar na rua. Eu concordo que as crianças devam brincar na rua, mas que respeitem quem está à volta", defendeu, acrescentando: "Não vejo ninguém a respeitar os mais velhos. Vejo os pais a dar autorização aos filhos para se sobreporem aos mais velhos. Não custa nada brincarem sem guinchar e se fazer barulho."

Afirmando que esta é uma situação "contínua" e "desgastante", a comentadora do programa "TVI Extra" explicou: "No calor do momento, o que lhe disse foi 'vai para o teu país’, porque considero que, sejam ou não do meu país, as pessoas devem saber viver em comunidade. E viver em comunidade é respeitar o outro. É tão difícil perceber que há pessoas que têm de se deitar muito cedo e que não dá para ter crianças a gritar na rua àquelas horas?", questionou.

De seguida, surgiu um pedido de desculpas. "Obviamente, venho aqui retratar-me porque não deveria tê-lo dito, como é lógico. Todos nós - e isto não justifica o que eu fiz -, em algum momento da vida, já tivemos atitudes menos boas, sobretudo quando estamos fora de nós. Para mim, abstinência do sono é muito complicada. Eu não consigo descansar!", justificou-se, prosseguindo: "O meu pedido de desculpas a quem se sentiu efetivamente atingido, mas eu realmente passei-me. Isto é de doidos, isto é assustador! É uma falta de civismo e uma falta de noção do que é viver em comunidade. É uma falta de respeito pelo outro."

Já em relação às acusações de xenofobia, Helena Isabel negou-as. "Há uma fronteira entre a falta de respeito e a xenofobia. Tenho de alguma forma aceitar alguém que o meu país abraça - e lá nisso somos super generosos - e não consegue viver em comunidade? Que não consegue respeitar as pessoas? Tenho de gostar de pessoas que não sabem viver em comunidade? Porque é que tenho de ser xenófoba ou racista por não concordar com esta forma de estar? Eu não concordo! Eu não concordo com pessoas que não saibam viver em comunidade e que não respeitem os outros. Nós não estamos sozinhos, sobretudo num condomínio. As pessoas têm de perceber isso. Eu não uso saltos nas escadas para não incomodar os vizinhos. É só um exemplo...", disse.

Veja, agora, o vídeo da comentadora do programa "TVI Extra".

Relacionados

Patrocinados