TVI

Vicente Gil, protagonista de "Morangos com Açúcar", tem novo desafio: "Fico sempre ansioso"

Em entrevista à SELFIE, o ator Vicente Gil, que pode ser visto na série da TVI "Morangos com Açúcar", fala sobre o novo projeto que tem em mãos.

É já na próxima quinta-feira, dia 15, que se estreia "A Rainha da Beleza de Leenane", uma peça de teatro que conta com Nuno Nunes, Paula Lobo Antunes, Valerie Braddell e Vicente Gil no elenco. Para o último, este é o desafio profissional que se segue depois de ter gravado a série "Morangos com Açúcar", produzida numa parceria entre a TVI e a Prime Video.

A uma semana de subir a palco, Vicente Gil assume-se nervoso. "Fico sempre ansioso para qualquer estreia e o teatro é uma arte ao vivo, onde o meu corpo está a apresentar o trabalho no próprio momento. É muito diferente do que acontece num filme ou numa série... Estou nervoso, como é natural, mas também muito contente e muito feliz por podermos mostrar finalmente este espetáculo ao público. Espero que as pessoas venham e gostem, porque é um espetáculo muito bonito, com uma encenação muito perspicaz, interessante e profunda", elogia o ator, em entrevista à SELFIE.

É em Irlanda que a ação acontece. "A narrativa passa-se em Leenane e, embora a peça seja dos anos 90, tem uma abordagem muito atual. Este espetáculo é sobre uma mãe e uma filha que vivem isoladas, no cimo de um monte. Explora-se muito a questão da ideia de família e de seio familiar, da ideia do que é casa... A minha personagem é o Ray, um rapaz da vila que é quase como um mensageiro. Cruza-se com estas duas mulheres na medida de mensageiro mas, ao mesmo tempo, espelha quem são estas duas mulheres. Ou seja, também tem um ponto sobre esta casa porque, sendo um elemento do exterior, é um elemento que também acusa o que há de estranho, de mau e de bom naquela casa. Por sua vez, ele também é um reflexo desta ideia de novo mundo. Ele tem uma vontade de sair, de fazer coisas diferentes, de se descolar de Leenane...", desvenda.

O espetáculo é encenado por Sandra Faleiro, com quem Vicente Gil já se tinha cruzado em "Glória" e, mais tarde, "Diálogos Depois do Fim", ambas série de Tiago Guedes. Foi depois deste último projeto, de resto, que o convite para integrar este espetáculo surgiu para Vicente Gil. "Tem sido um encontro muito feliz", constata o ator, que se mostra radiante por poder voltar a pisar as tábuas depois de vários meses mergulhado no universo de "Morangos com Açúcar".

"Todos os projetos têm uma grande importância. Agora, obviamente, estamos a falar de universos diferentes. Uma coisa é uma série de televisão, outra coisa é um espetáculo de teatro. São tipos de produção, tipos de apresentação e modelos de fazer altamente diferentes. Para mim, depois de ter feito 'Morangos', é muito bom estar de volta ao teatro, também para poder equilibrar a balança entre o teatro e o audiovisual", diz.

Até 31 de março, "A Rainha da Beleza de Leenane" vai estar em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, de quarta-feira a domingo, às 19:00 horas. 

Recorde-se que o TVI Player lançou um canal exclusivamente dedicado a "Morangos com Açúcar", com uma programação 24 horas por dia que conta com episódios da série original, concertos dos artistas nascidos na produção juvenil e entrevistas a atores que participaram na trama. Pode também rever todas as temporadas on demand e juntar-se ao "Clube Morangos com Açúcar".

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens de Vicente Gil.

Relacionados

Patrocinados