Entrevistas

Carlos Félix, que interpreta Tony Carreira, revela conversa com o cantor: "É uma lição, sem dúvida"

Em conversa com a imprensa, Carlos Félix falou sobre a preparação para interpretar Tony Carreira, na minissérie sobre o cantor.

"Para mim, é uma grande responsabilidade", começa por assumir Carlos Félix sobre o desafio de interpretar Tony Carreira na minissérie "Tony", antes de acrescentar: "Em primeiro lugar, porque o Tony é uma pessoa que tem muitos seguidores, portanto, à partida, traz muita gente. Logo aí, sei que que há um peso forte, mas está a ser muito entusiasmante para mim, porque à medida que eu vou estudando cada vez mais o artista, que é o Tony Carreira, mais me apaixono por ele, porque, de facto, é uma pessoa muito humilde, é uma pessoa que trabalhou muito para ter o sucesso que tem, que nunca parou de sonhar e é isso que eu estou a trazer para esta personagem. Para mim, está a ser um privilégio muito grande."

Já sobre a forma como foi selecionado para interpretar o cantor, o ator de 26 anos explica que participou num casting, mas que não sabia bem para o que era. "Pediram-me uma self-tape, uma coisa simples, a cantar e a fazer uma cena. Depois, entretanto, fui passando umas fases e quando percebi o que era, pronto, comecei-me a preparar um bocadinho melhor. Fiz os castings, que foram alguns, e pronto e fiquei", esclarece o ator, que ficou surpreendido por ser o escolhido para o papel.

"Não estava à espera, de todo. Sei lá, sabia que era uma grande responsabilidade e, na minha cabeça, não sei... Há sempre uma certa dúvida, acho eu, quando fazemos castings. Mas recebi muito bem. Bateu-me logo a coisa da responsabilidade, ou seja, fiquei muito entusiasmado, porque sabia que era um projeto importante, mas bateu-me logo a responsabilidade. Então, a partir daí, fiquei, focado e pensei que ia fazer o meu melhor", contou Carlos Félix, que para se preparar, diz que a primeira coisa que fez foi "ver concertos, concertos, concertos". "Tudo o que havia na internet para ver, eu vi. Vi entrevistas do Tony quando ele era mais novo, porque, na verdade, estou a interpretá-lo mais novo", elucidou, ainda, o ator, explicando que a série cobre a vida de Tony Carreira no período temporal de 1979 até 2000.

"O Tony tem sido muito generoso comigo, mesmo. Tem sido um grande apoio, obviamente, porque não há nada melhor para um ator do que estar a representar alguém que está vivo e que pode ajudar. Na preparação, o Tony ajudou-me muito. Fui assistir a ensaios dele com a banda, tive uma conversa mais informal com ele, assisti a um concerto nos bastidores, portanto, assisti a toda a preparação dele até começar o concerto", revelou Carlos Félix, tecendo elogios ao cantor: "Ele é muito simpático comigo. O feedback mais importante será mesmo o dele, mas ele tem sido impecável desde o início."

"Não me limitou em nada. Inclusive isso foi uma das perguntas que eu lhe fiz [se havia alguma coisa que não podia fazer]. E o Tony disse que não se ia meter no trabalho de criação, estava só disponível para ajudar e que não se ia meter no trabalho de criação. Portanto, está a confiar", confidenciou o ator.

Para já o que tem sido mais difícil para Carlos Félix é desligar-se da personagem: "Apanhei tudo. Neste momento, saio daqui e vou para casa e ainda estou em Tony... é isso! Há algumas coisas engraçadas em palco. O Tony é um artista muito contido, não é? Não é muito exuberante, não é um artista que se mova muito em palco, ele tem uma interação muito baseada no olhar com o público, com os músicos. Portanto, trabalhei um bocadinho nesse sentido. Na vida fora do palco, ele é um bocadinho igual também, mas é muito acessível também. Tem uma relação muito informal com as pessoas e tentei trabalhar um bocadinho isso, claro que sempre com uma postura muito correta, que é a do Tony. Muito elegante. E foi o que tentei trazer para a personagem."

Ao dar vida ao cantor, Carlos Félix confessa ter ficado surpreendido com a história de vida de Tony Carreira: "Surpreendeu-me. A ideia que tinha do Tony, antes de começar a estudar a fundo este homem para fazer este projeto, é que era um homem de sucesso. Claramente, o Tony é o maior cantor romântico em Portugal, mas não tinha noção de que ele tinha passado por tanto, por tantos nãos até conseguir realmente ser o artista que é e nunca desistir. Para mim, foi aquilo que me surpreendeu. E é uma lição, sem dúvida. É uma história que acho que vale mesmo a pena, mesmo enquanto produto de ficção. Acho que a história do Tony é muito rica e acho que vai ser ótimo para o público perceber realmente o que ele teve de passar até chegar àquilo que é hoje."

Recorde-se que Carlos Félix se estreou na TVI, ao participar no programa "Uma Canção Para Ti". Reveja o vídeo com esse momento e não deixe de espreitar algumas das melhores imagens do ator, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados