No Instagram

Sara Barradas lamenta morte de ator: "Fala-se tanto de uns e tão pouco de outros..."

Através do Instagram, a atriz Sara Barradas deixou uma nota de pesar pelo falecimento de um ator.

Com Lusa

Morreu José Neto. De acordo com a agência Lusa, o marionetista, ator e locutor faleceu no passado domingo, dia 24, aos 67 anos, vítima de doença prolongada. A notícia foi avançada pela União da Marioneta Portuguesa (Unima).

"A Unima Portugal manifesta o pesar pelo óbito de um dos membros, o marionetista e também ator, encenador, tradutor e locutor José Henrique Neto", afirmou a instituição, num comunicado, citado pela agência Lusa.

José Henrique Hermenegildo Neto nasceu a 25 de dezembro de 1955 em Luanda, Angola, e mais tarde viveu na África do Sul, onde iniciou em 1977 uma carreira profissional como ator que se prolongou durante 46 anos.

Após estudar, em 1983, no Drama Studio, em Londres, José Henrique Neto fixou-se em Portugal no ano seguinte.

Como marionetista, fez parte da equipa inicial das Marionetas de Lisboa em 1985 e desenvolveu vários projetos com a estrutura Folia, tendo dado voz à mensagem do Dia Internacional da Marioneta difundida em 21 de março de 2022.

Esteve ainda ligado a outros projetos e estruturas, nomeadamente como ator, tradutor ou encenador no Teatro da Garagem, no Teatro da Trindade, no Teatro Nacional D. Maria II, nos Lisbon Players ou com o Teatro Extremo.

José Henrique Neto teve presença assídua em produções de cinema e televisão, incluindo "O Judeu", de Jom Tob Azulay (1985); "Um Homem não é um Gato", de Marie Brand (2001); "Os Maias", de João Botelho (2014) e "Sonhos Traídos", da TVI (2002).

No Instagram, alguns atores têm prestado homenagens a José Neto. Foi o caso de Sara Barradas, que assinalou o falecimento do artista, deixando um desabafo. "Fala-se tanto de uns e tão pouco de outros...", escreveu a atriz.

Relacionados

Patrocinados