Entrevistas

São José Correia rendida a criança de "Queridos Papás": "Pode ser uma Sara Barradas"

A SELFIE esteve à conversa, em exclusivo, com a atriz São José Correia.

As gravações da novela "Queridos Papás", da TVI, já terminaram e a SELFIE esteve à conversa, em exclusivo, com a atriz São José Correia sobre este projeto.

"Foi um projeto bastante simples. Apesar de a Graça ter essa carga emocional, devido à morte da filha, a linguagem da novela é muito leve e a personagem não deixa de ter um toque de comédia. A dificuldade residiu aí. Como é que se pode fazer algo que é verdadeiro em termos de trauma e depois lidamos com isso como se fosse uma brincadeira, digamos assim? É difícil começar, mas quando se começa a perceber para que lado vai o texto e o próprio produto, temos de acompanhar, sem descredibilizar o texto", começou por nos dizer a artista.

Face a isso, São José Correia admitiu que encara o respetivo trabalho "cena a cena". "As novelas podem mudar a qualquer momento, logo, não nos podemos fixar numa coisa, senão ficamos descalços", disse.

Além desta "dificuldade" apresentada, a atriz revelou que se deparou com uma outra. "Eu costumo dizer que esta era uma espécie de Mercedes [personagem que interpretou na novela 'Bem Me Quer', da TVI], mas que não bebia e tinha a perda da filha. Outra dificuldade, foi a de tentar não fazer igual, não colar. Mas isto são questões inerentes ao próprio trabalho", adiantou.

Por fim, São Jose Correia confidenciou, ainda, que não gosta "muito de contracenar com crianças" e explicou a razão.

"Não gosto muito de contracenar com crianças, mas devo dizer que uma das minhas 'netas', a mais velha, a Luísa Guanilho, é muito talentosa. E faz perguntas, que é o que um ator deve fazer. Quando não entende o que está a fazer, tem de fazer perguntas. A miúda tem cabeça de atriz, ainda é muito nova, mas tem talento. De facto, considero que têm de ser crianças muito especiais como a Luísa é. Caso contrário, elas estão quase sempre ali obrigadas e sente-se muito a obrigatoriedade, sobretudo quando têm de decorar texto. Elas gostam muito de brincar, mas uma coisa é brincar, outra é decorar textos. Obedecer a regras, não é? E, às vezes, é complicado. Confesso que não tenho muita paciência e prazer. Mas, coitadas, elas não têm culpa, são crianças. Acho que as crianças não deviam trabalhar, deviam ser só crianças", afiançou.

"Mas, pronto, há crianças que querem mesmo! A Luísa é uma Sara Barradas... pode ser uma Sara Barradas, ou um Diogo Martins, que se tornaram atores extraordinários. Se repararmos, não são assim tantos os atores que começaram em pequenino e que se formaram como atores, têm mesmo de ser especiais", rematou.

Em jeito de curiosidade, Sara Barradas e Diogo Martins destacaram-se, em criança, na novela "Amanhecer", da TVI. Estávamos em 2002.

Relacionados

Patrocinados