TVI

Rui Pedro Silva fala sobre personagem em "Morangos com Açúcar": "Um tipo estranho"

A SELFIE assistiu a um dia de gravações do reboot de "Morangos com Açúcar" e esteve à conversa com Rui Pedro Silva.

Como foi conciliar, durante algum tempo, as gravações com a peça de teatro "O Filho"? Foi complicado gerir?
A resposta óbvia é que foi complicado, por causa dos horários. A resposta que gosto de dar - e que é a mais honesta - é que foi ainda melhor fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porque um problema que todos nós temos é que pensamos demasiado nas coisas e, agora, quando vinha filmar, e de repente, ao final do dia, tinha de ir para o teatro, para fazer a peça, deixava de pensar nos 'Morangos' e depois só voltava a pensar no final do dia, quando estudava o texto do dia a seguir, por exemplo. Esse pouco tempo para pensar demasiado resultou muito bem. E depois houve a forma como o trabalho no Teatro Aberto influenciou os "Morangos" e vice-versa. E isso foi muito positivo.

De que forma é que influenciaram?
Acho que a personagem que faço aqui e personagens que fiz no teatro têm pontos de ligação muito fortes. Faz-me explorar esse sítio que eles têm em comum muito mais vastamente. Faz-me chegar aos pormenores de cada coisa. E nos "Morangos" sei que estou a fazer uma coisa muito específica e no teatro sabia que estava a fazer outra coisa muito específica, apesar de ter as suas parecenças.

E que parecenças são essas?
É uma coisa que já me apercebi de que gosto muito de pôr em muitas das minhas personagens, mas aqui com as condições que me foram dadas. Ou seja, tendo em conta a descrição da personagem, o que sobressaiu muito mais foi a estranheza que há no ser humano. E quero que as pessoas vejam a série e pensem que o Tiago é um tipo estranho e sei que as pessoas viam o espetáculo, que já terminou, e pensavam que a personagem também era estranha. Mas ser estranho também tem o seu lado bom. Porque o estranho é interessante. O estranho tem camadas e isso é bom.

Devido a esses dois projetos, deixou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Vai retomar entretanto?
Esta área é uma bola de neve. Portanto, vai ser difícil retomar agora. Mas é definitivamente uma coisa que quero fazer e toda a gente que me dá conselhos diz-me para, por favor, terminar a Escola Superior de Teatro e Cinema. E eu próprio sinto a importância da formação. Já fiz milhões de workshops, por exemplo, e sei perfeitamente como a formação influencia o nosso trabalho.

O TVI Player disponibiliza todas as temporadas de "Morangos com Açúcar".

Relacionados

Patrocinados