TVI

Rui Andrade revela que assistiu à morte do pai: "Perdi o controlo"

O ator Rui Andrade fez um relato impressionante sobre a morte do pai, no programa "Goucha", da TVI.

"Estes últimos anos têm sido, de facto, muito complicados. A vida fez questão de me dar algumas machadadas fortes. Primeiro, a doença e a morte da minha irmã, totalmente inesperada. E, do nada, neste ano, a morte do meu pai. Foi uma surpresa muito grande, não estávamos à espera. De um pequeno problema de saúde, ou de uns pequenos sintomas, a coisa tomou uma proporção muito rápida e eu, que sou muito controlado e que gosto muito de ter as coisas organizadas, sinto que o meu pai me fugiu das mãos", começou por dizer Rui Andrade, no vídeo que antecedeu a conversa que o artista teve com Manuel Luís Goucha, no programa "Goucha", da TVI, que foi para o ar na passada segunda-feira, dia 4.

"Depois da passagem de ano, o meu pai começou a ficar com alguns sintomas. Desde que entrou no hospital, esteve internado duas semanas. Perceberam que tinha um tumor maligno num canal biliar. Mas para saberem o tipo de células cancerígenas, tinham de lhe fazer um exame. Alguma coisa não correu bem, porque o que é certo é que não tenho o meu pai comigo. Nesse mesmo dia, em que lhe fizeram o exame, fez pelas 11:00 horas da manhã, estive com o meu pai pelas três, quatro da tarde e as únicas palavras e eu acho que foram das últimas que ele me disse foi: 'Eles mataram-me'", continuou.

"Acabei por ficar com o meu pai nos últimos segundos de vida dele, junto com o meu sobrinho, que já tinha perdido a mãe dois anos antes. Viu morrer o avô, ali comigo. Perdi o controlo, pela primeira vez na minha vida, agarrado aquela maca. Houve momentos em que pensei que ia desmaiar, porque não estava a saber lidar", recordou Rui Andrade.

O ator referiu que ainda tem os "barulhos das máquinas" presentes no pensamento. "É tudo muito rápido. Achei que aquilo iria aumentar, por alguma razão, e que ele iria sobreviver, mas não reagiu e, de um momento para o outro [morreu[", contou.

Ainda durante o vídeo, Rui Andrade confidenciou que tem uma foto do pai e da irmã no respetivo camarim. "Antes de entrar em cena, olho para eles", disse, emocionado.

Já no estúdio de Bucelas, Manuel Luís Goucha quis saber se o pai do convidado morreu devido a algum erro médico. "Alguma coisa aconteceu. Não escaranfunchei a situação, não me vai trazer o meu pai de volta. O nosso Sistema Nacional de Saúde... valha-me o Senhor! Está numas condições, enfim, muito tristes. Percebi que, até nisto, temos de ter sorte, nas pessoas que nos vão tratar ou tratar dos nossos", respondeu-lhe o jovem, adiantando que o referido exame feriu o pâncreas do pai.

Por sua vez, a mãe de Rui Andrade continua a viver em Amarante.

Veja, agora, o vídeo.

Relacionados

Patrocinados