Famosos

Rainha Isabel II morreu há um ano: as homenagens da família real britânica

Nesta sexta-feira, dia 8, faz um ano que morreu a rainha Isabel II.

A rainha Isabel II morreu há precisamente um ano. Tinha 96 anos e 70 de reinado.

O relógio marcava 18:30 horas, no dia 8 de setembro de 2022, quando se confirmou a notícia que os britânicos não queriam receber. Nas redes sociais da Casa Real, era lançado um comunicado que dava conta da morte da monarca, acompanhado de uma fotografia da soberana a preto e branco.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", referia o texto, dando, ainda, conta da subida de Carlos III ao trono.

Seguiram-se dias de luto um pouco por todo o Mundo, particularmente no Reino Unido.

Hoje, um ano depois, os príncipes de Gales, William e Kate, vão visitar a Catedral de São David, em Cardiff, País de Gales, para assinalar o primeiro aniversário da morte da rainha Isabel II. Este serviço religioso é a única cerimónia pública prevista na agenda da família real para marcar o acontecimento.

Um porta-voz da realeza britância disse à estação pública BBC que o rei Carlos III, por sua vez, não estará em qualquer evento público oficial, optando por passar o dia "em silêncio e em privado".

"Ao assinalar o primeiro aniversário da morte de Sua Majestade e da minha ascenssão, recordamos com grande afeto a sua longa vida, o seu serviço dedicado e tudo o que significou para todos nós", revelou Carlos III numa mensagem divulgada em texto no site oficial da família real britânica.

O príncipe Harry também quis prestar homenagem à avó. Em Londres, na cerimónia dos WellChild Awards, que homenageia crianças gravemente doentes e as respetivas famílias, o marido de Meghan Markle disse aos jovens que a rainha Isabel II estaria a olhar por eles.

Relacionados

Patrocinados