Entrevistas

Pedro Carvalho surpreende com novo desafio... e não é como ator!

A SELFIE esteve à conversa, em exclusivo, com o ator Pedro Carvalho. Leia a entrevista!

"Riscos". Assim se chama a primeira exposição de pintura do ator Pedro Carvalho, que é inaugurada na tarde desta quarta-feira, dia 20, na galeria Óriq.

Esta exposição tem uma vertente solidária, uma vez que conta com uma parceria com a associação "Corações Com Coroa". Os quadros de Pedro Carvalho estarão à venda e parte do valor será doado à instituição presidida e fundada por Catarina Furtado.

A SELFIE esteve à conversa com o artista sobre esta faceta, desconhecida por muitos... até agora!

Como surgiu a pintura na sua vida?
Sempre pintei, sempre desenhei, desde criança, desde que me conheço. Aliás, apareço quase sempre a desenhar nas fotografias antigas. Tinha uma sebenta, estava sempre a criar histórias. Sempre fez parte de mim. A minha mãe sempre me levou a exposições. O meu pai viajava em trabalho e a minha mãe levava-me a estes sítios, como por exemplo, ao Museu do Louvre, em Paris. Fui a vários museus, em Portugal e no estrangeiro, para ver exposições. Os meus irmãos ficavam muito entediados e eu absorvia aquilo ao máximo. Para mim, era um prazer sem explicação. Lembro-me de ser muito novo e ter essa sensação.

Pinta diariamente?
Tenho uma relação de amor e ódio com a pintura. Acho que todos os artistas têm. Há fases em que pinto muito, crio muito e, noutras, parece que crio uma alergia [risos]. É um lugar de muito respeito, de muita entrega e nem sempre temos essa abertura artística. Desgasta muito fazer uma coleção de 16, 18 quadros. Depois, preciso de me encher de novas ideias. Neste momento, já tenho novas ideias, mas porque já tive esse período de descanso. Entreguei esta coleção, comecei um novo trabalho a nível de representação e enchi-me de ideias e inspirações novas. Estou pronto para a próxima. Mas não pinto todos os dias, isso não. São fases. Quando me entrego, fico dias e dias e semanas e semanas imerso. Dá-me muito prazer, faz parte de mim e será sempre assim!

Fale-nos da exposição "Riscos".
Já há muito tempo que várias pessoas me diziam para fazer uma exposição, para expor os meus quadros. Sempre achei que era uma coisa muito minha e que não acrescentava grande interesse, grande valor, até que começaram a comprar os meus quadros. Pessoas anónimas, que viam quadros meus em casa de alguém, de algum amigo meu a quem tinha oferecido um quadro. Comecei a vender, muito por hobby, e cheguei à conclusão que podia ser interessante fazer uma exposição. Gostei muito da Óriq, gostei muito do diálogo que houve entre ambas as partes.

E como surgiu a parceria com a associação "Corações Com Coroa"?
A parceria com a associação da Catarina Fiurtado aconteceu porque em todos os projetos nos quais participo, fora da representação, tento sempre associar uma vertente social. Já aconteceu com os dois livros que lancei. Havia várias associações e sugeri esta porque têm feito um trabalho solidário que, realmente, aprecio. Parte da verba da venda dos quadros reverte a favor da associação.

Recorde-se que Pedro Carvalho integra, atualmente, o elenco da novela "Fuzuê", da TV Globo.

Relacionados

Patrocinados