Entrevistas

Pedro Carvalho inaugura exposição de arte: "É um ato de coragem da minha parte"

O ator Pedro Carvalho surpreendeu tudo e todos ao revelar talento para a pintura. Veja tudo!

A primeira exposição de arte do ator Pedro Carvalho, "Riscos", foi inaugurada na tarde da passada quarta-feira, dia 20, na galeria Óriq, em Lisboa, e a SELFIE esteve à conversa com o artista no evento.

"Não tenho expectativas nenhumas. Isto é uma vertente minha, muito pessoal, que eu resolvi mostrar ao mundo. Pinto desde sempre, o desenho é como se fosse uma extensão da minha mão. É uma coisa minha, é um traço muito meu. Todos os quadros contam uma história que me inspiraram de alguma forma. Assim como eu também me inspirei para os fazer", começou por dizer, aos jornalistas, sobre os 17 quadros que pintou e que decidiu "mostrar ao mundo".

"É um ato de coragem da minha parte fazer isto… é uma coisa tão minha. Fico nervoso, porque as pessoas só conhecem a minha vertente como ator, nunca tinham visto esta. As mais íntimas sim, tanto que já vendi alguns. Diziam-me do tipo: ‘Vou ficar com este’; ‘Vende-me aquele’. Nunca levei isso muito a sério. Há pessoas que têm quadros meus, que foram dados. Até que, este ano, com outra maturidade, comecei a pensar: ‘Por que é que não faço aqui uma coisa mais a sério? Por que não faço uma exposição?’", continuou.

"Não consigo dizer um que goste mais. Todos eles têm uma história. Uns, deram mais trabalho do que outros, obviamente. Mas não consigo eleger um. Cada um tem a sua inspiração, não há um elo de ligação entre eles. Por isso é que a exposição se chama 'Riscos'. São várias coisas, vários momentos", admitiu.

Pedro Carvalho revelou que já está "a pensar numa segunda exposição". "No Brasil, a empresa já me está a pedir para também fazer lá. Só que serão outras peças", contou.

Dos quadros expostos, o artista garantiu que "alguns já tinham" sido pintados há mais tempo. "Quando estive cá em Portugal, durante a pandemia, aproveitei para pintar mais. Aqui, tenho as minhas coisas todas, o espaço. Depois, fui ao Brasil fazer um filme, voltei, já sabendo que ia gravar esta nova novela ['Fuzuê', da TV Globo]. O João da Óriq gostou muito dos quadros e disse-me: ‘Precisas de pintar mais não sei quantas peças’. Tive um mês e meio para fazer o resto, mas foi muito bom. Pressionou-me de uma forma… levei a criatividade a lugares que eu nem sabia. Portanto, preciso de ser provocado e ainda bem que fui provocado nesse sentido", disse, às gargalhadas.

Sempre que Pedro Carvalho abraça um desafio fora da representação, acrescenta-lhe um cariz solidário. Tal como já aconteceu com os dois livros que lançou. Neste caso, parte das verbas conseguidas com a venda das obras será doada à associação "Corações Com Coroa", fundada e presidida por Catarina Furtado.

"Quando reunimos com a associação, eles gostaram muito das peças e eu fiquei muito emocionado com a obra deles. Foi assim que surgiu a ideia desta junção", explicou. "Já me disseram que venderam um ou dois, o que é bom. Mas acabei de chegar", continuou.

O ator admitiu que ainda não conseguiu falar com a apresentadora, devido ao facto de ter chegado nesse mesmo dia do Brasil... e de voltar na noite desta quinta-feira, dia 21. "Não consegui falar com ela, mas falei com as pessoas responsáveis. Certamente irei falar com ela em breve. O intuito também é o das pessoas verem o que faço e ajudar a associação, que tem uma obra espetacular. Só espero que dê certo", afiançou.

"Cheguei hoje às cinco da manhã, estou aqui na exposição, tenho umas entrevistas e vou promover a novela, que vai ser transmitida aqui em Portugal, em breve [na Globo Portugal]. Amanhã à noite [quinta-feira, dia 21], volto para o Brasil. Deram-me só estes dois dias para vir cá. Tenho de continuar as gravações", revelou, ainda.

Questionado se se trata de talento natural ou de aprendizagem, o artista explicou: "Tirei o mestrado em arquitetura, mas o desenho é meu, aprendi sozinho e com a vida. Aliás, apareço quase sempre a desenhar nas fotografias antigas. Sempre foi uma coisa muito minha. Há quem goste e haverá, certamente, quem não goste".

Os pais de Pedro Carvalho foram os grandes impulsionadores deste gosto do filho pela arte. O pai viajava muito em trabalho e a mãe aproveitava a ocasião para levar o, agora, ator a museus e a galerias. "Adoraram o facto de ter a minha exposição. Eram as principais pessoas a dizer para eu fazer a exposição. Eu dizia: ‘Mãe, não. São só uns rabiscos, ninguém vai achar interessante’. Acabou por acontecer e estou feliz", finalizou.

Veja, agora, como foi a inauguração da exposição "Riscos", de Pedro Carvalho.

 

Relacionados

Patrocinados