Entrevistas

"Morangos com Açúcar": longe de casa, Catarina de Carvalho desabafa sobre momento "muito difícil"

Em exclusivo à SELFIE, a atriz Catarina de Carvalho fala sobre a mudança do Brasil para Portugal para integrar o elenco do reboot da série da TVI "Morangos com Açúcar".

Está preparada para ser conhecida em Portugal quando se estrear "Morangos com Açúcar"?
Ainda não consigo acreditar muito que isso vá acontecer... Acho que apenas uma ou outra pessoa me vai reconhecer. Acho que vai ser um susto, talvez.

A sua família e os seus amigos apoiaram-na nesta decisão de vir para Portugal?
Com certeza. Estava muito na dúvida sobre vir ou não. São muito meses, sou muito apegada à minha casa, aos meus gatos... Para mim, foi muito difícil tomar a decisão de sair. Toda a gente dizia: "Numa semana, já vais ter melhores amigos e já vais sentir-te muito à vontade, como se estivesses em casa." E eu só pensava: "Mas ainda vai faltar uma semana!" Havia esse drama... Mas tive muito apoio. Ninguém tinha dúvidas de que tinha de vir. Mas realmente precisei de ficar em paz comigo mesma em relação a essa decisão. Acho que foi um processo. Depois, precisei de umas três semanas para pensar: "Ok, estou em casa."

Como lida com as saudades?
A cada dia em que me sinto melhor aqui, sinto mais saudades. É muito maluco, porque normalmente achamos que sentimos menos, porque estamos melhor longe de casa, mas parece que não. Quão melhor me sinto em Portugal, mais falta sinto de pessoas que queria que estivessem a viver a minha vida aqui comigo. E é muito difícil. Passei o aniversário aqui... E esse era o meu maior medo, o meu maior desespero: odeio estar sozinha. E nós temos a Internet... mas não é igual. E não deixa de ser solitário estar noutro país, com outra cultura, mas tenho pessoas que me apoiam. Este elenco é mesmo uma turma. Há alguns que vieram praticamente morar comigo. Passam a semana comigo. Sinto-me tão bem, tão bem... Agora no verão, temos ido para todos os lugares. O lugar solitário que existe muito acaba por passar.

Quais as diferenças que encontra entre Portugal e Brasil?
Há muitas. Mas também é assim: eu sou carioca, sou do Rio de Janeiro. Então, se vou para São Paulo, já encontro um milhão de diferenças. Se vou para Minas [Gerais], já encontro mais um milhão de outras diferenças. É tão diferente já quando saímos apenas de um grupo pequeno, imagine de um país... Acho que a maior diferença é a forma de sair à noite, sobretudo em comparação com o Rio de Janeiro. Em Portugal, vão muito para a discoteca e a música é muito techno. Lá, nunca vou para discotecas. E nunca oiço techno. No Brasil, vou mais para bares, oiço um sambinha e saio à noite para me sentar. Aqui, é dançar. Mas é bom: estou a conhecer uma coisa nova. Há outra diferença também: a forma de falar. No início, achava que as pessoas estavam a discutir comigo. Depois, percebi que não. É só uma forma diferente de falarem algumas coisas. E isso é muito rico, sobretudo para mim, enquanto atriz. Parte do meu trabalho é investigar a forma de falar, a forma de se expressar... Para mim, é muito rico.

O TVI Player disponibiliza todas as temporadas de "Morangos com Açúcar".

Relacionados

Patrocinados