RTP

Festival da Canção: concorrente Leo Middea é vítima de xenofobia

O cantor Leo Middea tem recebido várias mensagens de ódio.

Leo Middea é um dos finalistas do Festival da Canção RTP, com o tema "Doce Mistério", mas o jovem brasileiro tem recebido várias mensagens de teor xenófobo. Face a isto, o artista recorreu às redes sociais para colocar um "ponto nos is".

"Desde sábado, os discursos de ódio têm aumentado muito. Saibam que isso só me gera mais força, porque batalhei muito para chegar aqui. Eu amo Portugal e tem pessoas incríveis que me apoiam desde o dia em que cheguei aqui há sete anos. Não é à toa que um dos meus principais públicos, atualmente, é português", começou por escrever.

"De janeiro a março deste ano, já tive 17 espetáculos em cinco países, nos quais o público variava entre brasileiros, portugueses, alemães, holandeses, belgas, ingleses, espanhóis, italianos. E foi bonito ver todas essas nacionalidades a cantar as praias e os bairros desse país (como as canções: 'Banho de Mar', 'Freguesia de Arroios' e 'Bairro da Graça'). Eles sabem que o céu de Lisboa é bonito demais. Cantar Portugal para o mundo é bonito, como também canto o Brasil para o mundo com toda a mistura de ritmos que existem dentro do meu próprio país", continuou Leo Middea.

"Celebrar a diferença é lindo! E o amor pela música é maior que qualquer ataque. O multiculturalismo é de uma beleza sem tamanho e o intercâmbio entre ritmos e sotaques é valioso. Que a gente possa, cada vez mais, poder compartilhar música pelo mundo, com todas as suas singularidades, com um grande abraço e sem preconceitos", rematou o artista.

Recorde-se que a final do Festival da Canção RTP está agendada para o próximo sábado, dia 9.

Veja, agora, a publicação de Leo Middea, no qual expõe algumas das mensagens de ódio que recebeu. Espreite, ainda, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens do jovem.

 

Relacionados

Patrocinados