Entrevistas

Filipe Caetano e João Póvoa Marinheiro sobre novidade do programa "Globalistas": "Já tínhamos esta ideia há bastante tempo"

Em exclusivo à SELFIE, os jornalistas Filipe Caetano e João Póvoa Marinheiro abordaram uma novidade do programa "Globalistas".

Foi em janeiro de 2020 que surgiu o podcast "Globalistas", uma conversa informal entre João Póvoa Marinheiro e Filipe Caetano sobre a atualidade internacional.

Em exclusivo à SELFIE, Filipe Caetano começou por nos contar como se iniciou este projeto: "Começámos de forma independente. Só nós os dois. Era algo como uma conversa entre amigos. Já discutíamos muito estes assuntos na redação. E, como já éramos ouvintes de podcast, achámos que podia ser interessante termos um projeto de podcast. E o projeto acabou por crescer e ganhou interesse."

Uma das marcas do "Globalistas" é a liberdade editorial. "O podcast dá-nos essa liberdade: é criado por nós e mantido por nós e terá sempre a dinâmica que quisermos. Podemos trazer temas mais fora do comum, por exemplo", referiu Filipe Caetano. E João Póvoa Marinheiro acrescentou: "A escolha dos temas é uma escolha em equipa, com um trabalho de análise da atualidade, mas também tentamos procurar temas que não estejam a ser assim tão falados e que achamos que fazem sentido serem falados."

Entretanto, recentemente, o "Globalistas" ganhou uma versão em vídeo, sendo publicado, sempre às sextas-feiras, um novo episódio no TVI Player. Filipe Caetano falou connosco sobre essa transição:  "Já tínhamos esta ideia há bastante tempo. Sempre quisemos fazer a transformação de podcast para vídeo. Achamos que faz todo o sentido, hoje em dia. Então, decidimos juntar esforços e procurar fazer regressar o programa neste formato. É um campo em que estamos tranquilos e naturais. Achámos que fazia sentido a linguagem informal de um podcast em formato vídeo, que também acaba por se reger um pouco por essa linguagem mais informal."

"Achámos que seria interessante testar novas formas de chegar aos consumidores, através de uma plataforma de streaming, sem deixarmos de estar nas plataformas normais de podcast e áudio. Continuamos a ter muita gente que só nos ouve, mas temos agora esta perspetiva do vídeo", complementou João Póvoa Marinheiro.

Ao longo destes anos, ambos os jornalistas têm sentido um bom feedback dos ouvintes. "É ótimo. Por exemplo, ficámos mais de um ano sem gravar, porque queríamos fazer uma redefinição do que queríamos ou não. Durante todo esse tempo, várias pessoas nos perguntaram quando é que o podcast iria voltar", recordou Filipe Caetano.

E como se explica esse ótimo feedback? Esta é a resposta de João Póvoa Marinheiro: "O nosso esforço é tentar tornar os assuntos mais complexos um pouco mais simples e próximos das pessoas. E muito desse esforço é feito durante o programa: não só descarregamos conceitos ou nomes, mas também explicamos tudo num tom conversacional, sempre apoiados em factos. Mas claro que, muitas vezes, entramos no campo da opinião, mas é a nossa perspetiva das coisas, a nossa observação do mundo. Achamos que esse tom mais próximo nos aproxima das pessoas e permite que as pessoas saibam um pouco mais sobre esses temas."

O "Globalistas" conta com o apoio do Parlamento Europeu. "Claramente, a questão da desinformação é algo que está no seio das preocupações não só do Parlamento Europeu, mas também de nós, como jornalistas. Mostrar os factos, a nossa perspetiva e esta nossa atenção para a questão da verdade dos factos é essencial para entendermos o estado do mundo", explicou Filipe Caetano.

Sem dúvida que uma das maiores conquistas do "Globalistas" foi ganhar o prémio de Melhor Podcast de Entrevista e Debates - Prémios PODES 2020. "Foi uma boa recompensa para um projeto que começou de uma forma espontânea e despretensiosa", sublinhou João Póvoa Marinheiro.

Relacionados

Patrocinados