Entrevistas

João Baião escreveu livro em tempo recorde... e lágrimas não faltaram!

João Baião, que acaba de completar 60 anos, lança o livro "O Outro Lado da Alegria".

"O Outro Lado da Alegria" é um livro com "muitas memórias" e "fotografias inéditas nunca publicadas na imprensa". Resultante de um desafio lançado pela agência que representa o apresentador, a Notable, e a editora Contraponto, a obra foi apresentada, esta segunda-feira, dia 9, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Antes, numa conferência de imprensa em que a SELFIE esteve presente, João Baião mostrou-se curioso com a reação do público ao livro, numa altura em que acaba de celebrar o 60.º aniversário. "Estou muito contente mas, ao mesmo tempo, um bocadinho ansioso, porque não sei até que ponto é que as pessoas vão receber esta minha outra forma de comunicar", admitiu.

Com uma vida profissional altamente preenchida e, portanto, sem "muito tempo livre", ao contrário do que ironizou, o apresentador foi aproveitando "os bocadinhos entre um programa e outro e o teatro". "Encaro isto não como uma escrita mas como apontamentos, porque isto, no fundo, estava tudo na minha cabeça. Foi só passar para o papel", assinalou.

Em "mais ou menos dois meses e meios", o livro foi escrito. E com muitas lágrimas pelo meio do processo. "Emocionei-me muitas vezes, principalmente na parte da minha infância e da minha família", confidenciou João Baião, revelando que memórias foram mais difíceis de reviver: "A parte que mexe muito com o nosso sentimento e com as perdas. Sempre me fez muita confusão a perda física das pessoas. Gosto muito do contacto. Sou uma pessoa de contacto, do abraço, do cheiro, da pele... Saber que já não vou ver mais aquela pessoa, que nunca mais vai haver contacto e que nunca mais vou ouvir a voz é uma coisa que me emociona muito e que me deixa, de alguma forma, frágil. Mas é a vida... Temos de aceitar."

Ciente de que tem uma "vida feliz", o apresentador explicou ainda a "receita" para tal. "O facto de chegar aos 60 anos lúcido, divertido e com muita saúde tem também que ver com as pessoas que foram acompanhando o meu percurso e as pessoas com quem privei na minha vida pessoal e também profissional. Acho que este livro é também uma homenagem que lhes faço", disse.

Ainda assim, João Baião recusa a ideia de que "O Outro Lado da Alegria" simboliza o fim de um ciclo e o início de outro. "Significa que a vida continua a correr. Significa continuar a ter a oportunidade de, aos 60 anos, estar muito bem na SIC e estar numa plataforma de não acomodamento. Uma pessoa pensa que aos 60 anos vai estar ali num lugarzinho seguro, com um salário simpático para a minha vida. Não. Eu estou num canal concorrente, em que luta para que o público o veja. Ter uma direção que aposta em mim e confia em mim é de uma grande responsabilidade mas é também de um grande orgulho. Portanto, não há aqui um fim de ciclo", afiançou.

Assista, agora, ao vídeo para ver a entrada triunfante de João Baião na apresentação do livro "O Outro Lado da Alegria" e o momento em que o cântico de parabéns foi entoado. Veja, ainda, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens do apresentador.

Relacionados

Patrocinados