Entrevistas

JMJ. Rita Rodrigues vive momento "muito emotivo" com Papa Francisco: "Dei-lhe a mão"

Em exclusivo para a SELFIE, a jornalista Rita Rodrigues falou sobre um momento emotivo que viveu com o Papa Francisco.

Nesta quarta-feira, dia 2, o Papa Francisco embarcou para Portugal, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Rita Rodrigues foi uma das jornalistas que acompanharam o Santo Padre nesta viagem única.

"Estive na última semana sempre em Roma, mais propriamente no Vaticano, a cobrir os dias anteriores à Jornada, anteriores à viagem do Papa Francisco para Portugal. Entretanto, tive a oportunidade de viajar com o Papa, hoje de manhã", começou por nos contar a jornalista da CNN Portugal.

Rita Rodrigues explicou, que o Sumo Pontífice chegou a trocar algumas palavras com os jornalistas: "O Papa Francisco dirigiu-se à zona onde estavam todos os jornalistas, cumprimentou-nos, agradeceu-nos a companhia e o trabalho e anunciou que ia cumprimentar cada um de nós. E foi o que fez. Trocou algumas palavras com os jornalistas. Os elementos da sala de imprensa do Vaticano fizeram uma espécie de apresentação. Disseram ao Papa quem era cada um de nós e de onde é que vinha. Éramos 11 jornalistas portugueses. Demos-lhe as boas-vindas a Portugal. Perguntámos ao Papa se ele tinha visto imagens do primeiro dia da Jornada, já com os jovens em Lisboa, e ele mostrou-se bastante feliz com a adesão da juventude à JMJ e, depois, trocou algumas palavras informais com os jornalistas."

"Muitos dos jornalistas - até mesmo estrangeiros - ofereceram-lhe algumas coisas. O Papa teve algumas conversas mais engraçadas com alguns jornalistas, houve quem lhe pedisse autógrafos, outros pediram que benzesse alguns objetos com fotografias. É muito simpático, muito disponível para nos ouvir. Ele, acima de tudo, queria ouvir os jornalistas. Não falou muito, mas ouviu-nos a todos. Estava disponível para praticamente tudo aquilo que os jornalistas lhe pediram. É muito empático, sorridente e calmo. Sentia-se que estava feliz por poder fazer esta viagem a Lisboa", acrescentou Rita Rodrigues.

A jornalista acabou por viver um momento emotivo com o Papa Francisco, dirigindo-se pessoalmente ao Santo Padre:  "Disse-lhe que era com muita alegria que estava ali com ele. Dei-lhe a mão e foi um momento bastante emotivo. Pessoalmente, foi um momento muito bonito. Não lhe pedi nada. Apreciei, apenas, aquele momento tão especial que estava a viver."

Fazendo a cobertura da Jornada Mundial da Juventude, que se prolonga até ao dia 6 de agosto, Rita Rodrigues contou-nos como se preparou para este trabalho: "Li bastante. Li bastante sobre o Papa, sobre outras Jornadas da Juventude, onde aconteceram, sobre os papas que já foram a diversas cidades no decorrer das Jornadas... Li a história das Jornadas e li também bastante sobre este Papa, sobre os assuntos que mais lhe interessam e as mensagens que ele opta sempre por dirigir, sobretudo nas viagens internacionais que faz, e os apelos que faz à sociedade civil, não só aos católicos, mas a todas as pessoas, em prol de um mundo mais justo e mais sustentável."

Veja, agora, as imagens da viagem de Rita Rodrigues com o Papa Francisco, para Portugal, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados