Famosos

JMJ. Papa Francisco deixa mensagem emotiva: "Obrigado a ti, Lisboa"

Naquele que é o último dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco deixou um agradecimento emotivo à cidade que acolheu a edição deste evento.

Foi neste domingo, dia 6, que decorreu um dos momentos-chave da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): o Angelus.

Logo no começo, o Papa Francisco fez questão de deixar um agradecimento especial. "Obrigado a ti, Lisboa, que ficarás na memória destes jovens como a casa da fraternidade", enalteceu o Santo Padre, citado pelo site da CNN Portugal.

Nesse discurso, o Papa Francisco destacou, ainda, os jovens que não puderam marcar presença na JMJ.

"Acompanhamos os que não puderam vir por causa de conflitos e de guerras. No mundo, são muitas", assinalou, destacando, de seguida, o caso da Ucrânia, país pelo qual o Sumo Pontífice assegurou sentir "grande dor".

"Amigos, permiti a mim, que já sou velho, partilhar convosco, jovens, um sonho que trago no coração: o sonho da paz, o sonho de jovens que rezam pela paz, vivem em paz e constroem um futuro de paz", acrescentou, deixando, de seguida, um apelo: "No regresso a casa, continuem a rezar pela paz. Vocês são o símbolo da paz. Para o mundo, um testemunho de como as nacionalidades, as línguas e histórias se podem unir em vez de dividir. Vocês são a esperança de um mundo diferente."

"Só Deus conhece aquilo que semeou nos vossos corações. Façam-no crescer. Mas quero recordar-vos: mantenham a semente nos vossos corações. Porque, quando chegarem os momentos de cansaço e a sensação de deixar de caminhar e de encerrar-vos em vocês mesmos, reavivam estas experiências e a graça destes dias", assinalou, também.

Entretanto, o Papa Francisco anunciou que a próxima JMJ decorrerá em Seul, Coreia do Sul, em 2027.

Relacionados

Patrocinados