A Jornada Mundial da Juventude arranca, esta terça-feira, dia 1, em Lisboa, estando a chegada do Papa Francisco a Portugal marcada para o dia seguinte. Trata-se de um evento com dimensões nunca antes vistas no nosso país, que prenderá a atenção de milhares de crentes no local e de outros tantos à frente de um televisor.
E se lhe dissermos que o Sumo Pontífice não tem o hábito de ver televisão? Mais: e se lhe dissermos que há 33 anos que não o faz? Isso mesmo foi revelado pelo chefe da Igreja Católica, pelo menos em duas ocasiões, durante entrevistas.
Em 2015, por exemplo, o Papa Francisco falou com o jornal argentino La Voz del Pueblo. "Não vejo televisão desde 1990 [pausa]. Foi uma promessa que fiz a Nossa Senhora do Carmo, na noite de 15 de julho de 1990", explicou. Questionado se essa promessa tinha algum "motivo específico", o Santo Padre negou: "Não, não. Disse a mim mesmo: 'Não é para mim'."
Dois anos depois, numa entrevista concedida ao espanhol El País, o Papa Francisco reafirmava a promessa de não ver televisão. No entanto, o dia diferiu. "Eu não assisto televisão. Simplesmente, senti que Deus me pediu isso, no dia 16 de julho de 1990. Fiz essa promessa e não sinto falta. Só fui ao centro de televisão, que ficava ao lado da arquidiocese, para ver um ou dois filmes que me interessavam, que poderiam servir para a mensagem. (...) Mas não ver televisão não me impede de comunicar. Não assistir televisão foi uma escolha pessoal, nada mais", desvalorizou, na altura.
Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens do Papa Francisco.