Fafá de Belém está de luto: através do Instagram, a artista lamentou a morte do cantor e compositor Paulo André Barata, com quem Fafá de Belém tinha uma parceria de cerca de cinco décadas.
"Nada que fale ou escreva será do tamanho da minha dor. Recebo, atordoada, a notícia da partida de Paulo André Barata. Estou a embarcar de volta para o Brasil, depois de uma semana em que conseguimos falar sobre a Amazónia através dos olhos dos Amazónidas. Onde conseguimos - julgo que pela primeira vez - cantar a Amazônia por cantores, compositores, e a música do nosso Pará", começou por desabafar, na legenda de um vídeo, no qual se mostra em lágrimas por este falecimento.
De seguida, a cantora enumerou alguns dos maiores êxitos desta parceria: "Estou completamente atordoada, porque há algumas pessoas que nós nunca imaginamos que irão embora da nossa vida. Há quase 50 anos, junto com Paulo André Barata e Ruy [Barata, pai de Paulo André Barata], abri clareiras, rompi matagais, descalça, com o facão afiado da poesia de Ruy e a música de Paulo André. Juntos, nós recolocámos um estado chamado Pará na rota do Brasil. Ao compor 'Foi Assim', Paulo André e Ruy Barata assinam um novo hino do estado do Pará. E, juntos, atravessámos todas as fronteiras do Mundo a bordo desta canção maravilhosa. Com 'Esse rio é minha Rua', ensinámos quem somos nós, falámos com firmeza que 'quem montou na cobra grande não se escancha em puraqué', com alegria, leveza e irreverência."
"Estou destruída, muito magoada, porque a morte de Paulo André é a morte do abandono do poeta, do não-reconhecimento por anos da dupla mais importante de compositores do Pará. Ninguém jamais irá apagar a pujança de sua canção. Num mundo em que tudo surge, tudo que é novidade supera a história, nada é mais importante para a música do Pará do que Paulo André e Ruy Barata, sua poesia, sua coragem, seu temperamento, vigor, talento e sua personalidade. A alma do paraense foi cantada por eles e só por eles será cantada em sua plenitude. Perdoem-me todos os outros. Vá em paz, meu irmão. Obrigada por tudo. Como disse agora há pouco, na publicação em que te homenageava pelo teu aniversário, devo-te momentos inesquecíveis da minha vida. Amo-te! Viva, Paulo André!", desabafou ainda.
De acordo com o site G1, da Globo, Paulo André Barata faleceu na passada segunda-feira, 25 de setembro, dia do 77.º aniversário. O compositor estava internado há dez dias e a causa da morte ainda não foi revelada.
Veja o vídeo partilhado por Fafá de Belém.