Famosos

Iolanda termina atuação na Eurovisão com mensagem de protesto: "A paz prevalecerá"

A cantora Iolanda terminou a atuação de Portugal, no Festival Eurovisão da Canção, com uma mensagem impactante.

Depois de cantar com as unhas pintadas com o padrão do keffiyeh, um lenço que é símbolo da resistência palestiniana, a concorrente portuguesa Iolanda terminou a atuação na final do Festival da Eurovisão com uma declaração sobre paz.

Depois da interpretação do tema "Grito", Iolanda agradeceu ao público e, de seguida, disse: "A paz prevalecerá."

A frase é uma alusão à controvérsia que se tem vivido com a participação de Israel no festival e que originou vários protestos.

Recorde-se que, indiferente a eventuais sanções, Iolanda apresentou-se no passado domingo na passadeira turquesa (onde desfilam os representantes de todos os países, marcando assim o início dos espetáculos ao vivo do concurso), em Malmö, com um vestido de uma marca palestiniana e as unhas pintadas com o padrão do keffiyeh, um lenço que é símbolo da resistência palestiniana.

Também, na final deste sábado, no momento da Flag Parade [desfile das bandeiras], o facto de Iolanda ter optado por exibir uma pequena bandeira de Portugal foi interpretado por muitos como um sinal de protesto. A realização do evento eurovisivo optou por não manter a cantora muito tempo no plano, como pode ver no vídeo abaixo, a partir do minuto 4:24.

 

Relacionados

Patrocinados