No Facebook

Ruy de Carvalho deixa apelo sentido: "Mostrem como se pratica a solidariedade"

O ator Ruy de Carvalho partilhou um alerta sobre a crise que a classe artística está a atravessar, devido ao coronavírus.

O impacto do coronavírus está a atingir as mais diferentes áreas da sociedade, inclusive o sector artístico: concertos têm sido cancelados, filmes tiveram as suas estreias adiadas, as gravações de novelas e séries foram suspensas, tal como peças de teatro...

Preocupado com a falta de trabalho de muitos colegas, Ruy de Carvalho decidiu deixar um apelo sentido, no Facebook, para que a comunicação social portuguesa comece a dar destaque à situação da classe artística do país.

"Não vou falar por mim , mas por todos os meus colegas e por aqueles que trabalham para o sector da produção Artística... Fico muito contente por ver que a nossa comunicação social está preocupada com os artistas nos Estados Unidos e em Inglaterra. Todos os dias passam reportagens sobre o sector dos espectáculos naqueles países... E nós? Já se preocuparam com o que se avizinha para os Artistas Portugueses? Há centenas de artistas que viram cancelados os seus espectáculos, muitos deles pagos à bilheteira ... Talvez fosse importante lembrar a quem de direito que a cultura é um bem inestimável de qualquer país e que menosprezar a sobrevivência de quem vive para e da cultura, é um atentado contra ele próprios, e, por consequência, contra a população em geral", começou por desabafar o ator, de 93 anos.

"Lamentavelmente, ainda não vi a comunicação social interessar-se por colher opiniões e sugestões de importantes produtores, como o [Filipe] La Féria, o Carlos Avilez , a Yellow Star Company e de muitos outros grupos firmados, como é o caso d’O Meridional, d’A Comuna, já para não citar actores, muitos atores, que, de repente, viram os seus muitos espectáculos cancelados, sem uma palavra de apoio da tutela, nem um ânimo para prover a sua subsistência nesta fase aguda da crise. Para quem não sabe, um teatro, uma novela ou um filme não se fazem só com actores. Há um naipe imenso de profissionais, agora todos eles aflitos para pagar as suas contas mensais. É a sua subsistência. Tenho pena que a nossa comunicação social esteja mais preocupada em olhar para as suas audiências do que a representar aquilo para o qual está deontologicamente jurado", acrescenta Ruy de Carvalho.

"Façam uma reportagem sobre este assunto. Mostrem como se pratica a solidariedade. Um dia, poderão ser vocês a precisar", termina.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Ruy de Carvalho, nas galerias de fotografias que preparámos para si. 

Relacionados

Patrocinados