Nacional

Enfermeira Ana Domingos ajuda os pais a preparar a chegada de um bebé: "A maioria dos casais sente-se perdido"

A chegada de um bebé é, sem dúvida, um dos capítulos mais emocionantes na vida de um casal.

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
  • 9 fev, 15:27
Ana Domingos
Ana Domingos

No entanto, também é uma fase onde surgem receios, dúvidas e inseguranças não só relacionados com a gravidez como com o pós-parto.

A maioria dos casais sente-se perdido com a vasta informação existente na internet que, muitas vezes, é contraditória, tem receio de não saber cuidar do bebé e de não conseguir interpretar as suas necessidades, sente-se inseguro em relação ao parto, à amamentação e ao regresso a casa com o novo elemento da família.

"A maioria dos casais sente-se perdido com a vasta informação existente na internet."

Ao engravidar e tornar-me mãe, deparei-me com estas lacunas significativas e foi este vazio, estas preocupações não respondidas, esta falta de informação credível e apoio, que impulsionaram a criação da Babies Everywhere. Desde então, tenho-me dedicado a apoiar famílias, oferecendo uma abordagem prática e personalizada que vai além do "esperado".

Ao longo destes anos, fui criando vários serviços que me permitissem empoderar os casais e oferecer estratégias para lidar com todos os desafios inerentes à gravidez, maternidade/parentalidade, sempre com um acompanhamento mais próximo e contínuo. Atualmente, tenho diversos serviços disponíveis e cada casal pode escolher qual o mais indicado para si: desde os Cursos de Preparação para o Nascimento e Parentalidade, sessão pré-parto ao domicílio, sessão de apoio no pós-parto ao domicílio, consultas de esclarecimento de dúvidas na gravidez, consultas de amamentação e workshops.

Nos Cursos de Preparação para o Nascimento e Parentalidade, para além da componente teórica, faço questão que haja sempre uma componente prática para que os casais se sintam mais seguros e confiantes. Por norma, fazemos sempre exercícios de respiração e relaxamento, que são dos maiores aliados no momento do trabalho de parto, assim como, as básculas e exercícios na bola de pilates, que são fundamentais para a flexibilidade da bacia.

"Ambos os pais praticam os cuidados ao bebé."

Ajudo, também, na realização da mala da maternidade e a verificar todos os produtos essenciais para o primeiro mês de vida do bebé. Ambos os pais praticam os cuidados ao bebé desde o banho, mudança da fralda, limpeza do coto umbilical, lavagem nasal, posição para arrotar, posição para dormir, estratégias de alívio de cólicas e manobra de desengasgamento. E, por fim, treinamos ainda como devemos colocar o bebé à mama, como fazer uma pega correta e quais os sinais e experimentamos as várias posições para amamentar.

Já a sessão pré-parto ao domicílio surgiu para colmatar algumas dificuldades relatadas pelos casais, como o facto de não conseguirem fazer o curso de preparação para o parto em tempo útil ou o curso que fizeram não ter a componente prática. Esta sessão é totalmente prática, tem a duração de duas horas, treinamos os exercícios na gravidez que promovam a flexibilidade da bacia e exercícios para alívio da dor no trabalhado de parto, praticamos todos os cuidados ao bebé, revemos a mala da maternidade, os produtos essenciais para o primeiro mês de vida e abordamos as principais questões relacionadas com a amamentação.

"A primeira semana de vida do bebé é, por norma, a mais desafiante."

A sessão de apoio no pós-parto ao domicílio surge para apoiar os pais na primeira semana de vida do bebé, que, por norma, é a mais desafiante e é quando se sentem mais inseguros. Nesta sessão está incluído: a avaliação do peso e estado geral do bebé, a realização do teste do pezinho (se for entre o 3.º e o 6.º dia de vida), o apoio nos cuidados de higiene, o apoio na amamentação, a avaliação da cicatrização (em caso de existência de sutura), estratégias para prevenir/eliminar cólicas e esclarecimento de dúvidas.

Na Babies Everywhere, o meu propósito é claro: ajudar os casais a viver a maternidade/parentalidade de uma forma informada, consciente, tranquila e feliz. E isso não passa apenas por informar e empoderar, mas também por acompanhar cada casal com empatia e proporcionar sempre um espaço seguro para partilharem todas as suas dúvidas e expectativas. Acredito que esta é a chave para uma parentalidade confiante e serena.

"Esta jornada é suposto ser a mais incrível e não a mais assustadora e/ou solitária."

E nunca fez tanto sentido este tipo de acompanhamento mais próximo do casal, dado o cenário desafiante da Saúde Materna e Obstétrica que se vive em Portugal. Ao focarmo-nos neste tipo de acompanhamento estamos a ajudar os pais a sentirem-se seguros, confiantes e apoiados, algo que é tão imprescindível nesta jornada, afinal é suposto ser a mais incrível e não a mais assustadora e/ou solitária.

Ana Domingos
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica

Relacionados

Patrocinados