TVI

Alexandre Monteiro analisa comportamento de José Castelo Branco: "Os inocentes defendem-se, não acusam"

As declarações de José Castelo Branco foram analisadas por Alexandre Monteiro, especialista em linguagem corporal.

Alexandre Monteiro e José Castelo Branco
Alexandre Monteiro e José Castelo Branco

Alexandre Monteiro, especialista em linguagem corporal, esteve no programa "Diário da Manhã" e analisou diferentes vídeos das várias entrevistas concedidas por José Castelo Branco desde que foi libertado. 

Para o especialista não há dúvida de que há "incongruências": "Ele faz um sinal que é o chamado deslocamento. Quando mentimos, acionamos o sistema de fuga e como não conseguimos fugir, abanamo-nos. Depois, quando [José Castelo Branco] diz 'não me faça chorar', há uma incongruência. Quando nós choramos tendemos a tapar os olhos e a baixar a cabeça e ele ainda mostra mais os olhos e tira os óculos de sol. Isto é incongruente, de acordo com o padrão normal."

Alexandre Monteiro analisou, ainda, a reação do socialite ao ser confrontado com o áudio com as declarações de Betty Grafstein. O especialista avalia que José Castelo Branco, "apesar de aparentar confiança, está stressado". De seguida, Alexandre Monteiro advoga que "os inocentes defendem-se, não acusam": "É incongruente. (...) Depois, faz manipulação. O que fazem os culpados? Não se defendem e acusam logo os outros."

Internada desde 20 de abril no Hospital CUF Cascais, Betty Grafstein relatou a vários profissionais de saúde os maus tratos de que terá sido alvo por parte de José Castelo Branco. Por se tratar de um crime público, a unidade de saúde denunciou o marchand d'art ao Ministério Público.

José Castelo Branco permanece como suspeito de violência doméstica. A investigação prossegue.

 

Relacionados

Patrocinados