SELFIE SMILE

Implantes dentários, aparelho e dentes de leite. O Prof. Doutor João Espírito Santo acaba com as dúvidas

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista
Texto de Igor Pires
Como fazer para recuperar dois dentes da frente?
Tenho uma filha de 6 anos que ainda não foi ao dentista. Com que idade é que deve ir?
Como posso fazer para tirar o dente do siso?
Tenho os dentes da frente partidos, com restaurações muito antigas. Posso colocar facetas dentárias?
Como extrair um dente?
É caro colocar sete dentes?
Qual é o preço de um implante dentário?
Tenho piorreia. Posso colocar dentes fixos?
Preciso de colocar aparelho. De quanto em quanto tempo é preciso ir ao consultório de um dentista?
Tenho uma gengivite. O que devo fazer?
O meu filho tem 12 anos e ainda tem dentes de leite. Já deviam ter nascido os dentes definitivos?

No âmbito da rubrica Selfie SMILE, o médico dentista Prof. Doutor João Espírito Santo esclareceu algumas dúvidas e respondeu a todas as questões dos nossos leitores, em direto, no Facebook da Selfie. Implantes dentários, aparelho e dentes de leite foram apenas alguns dos temas abordados.

A primeira pergunta está relacionada com uma dúvida comum: o preço de um implante dentário. "Além do preço, o que me preocupa sempre é explicar ao paciente, por exemplo, as alternativas que existem à colocação do implante e clarificar o que é a Implantologia. [...] Por outro lado, também é importante destacar que a qualidade boa de um implante exige um custo alto", respondeu o Prof. Doutor João Espírito Santo.

Entretanto, foi também colocada uma questão curiosa. Trata-se de uma mãe que se mostrou preocupada por o filho ter 12 anos e ainda contar com dentes de leite. "Efetivamente, já deviam ter nascido os dentes definitivos", começa por explicar o médico dentista. No entanto, o Prof. Doutor João Espírito Santo realça que se deve avaliar cada caso. "É relevante analisar o estado da erupção dentária. Para isso, deve-se fazer uma consulta de diagnóstico na qual será feito um raio X e uma ortopantomografia. Assim, é possível perceber se existe algum atraso no desenvolvimento da dentição e entender se é necessária alguma ajuda do médico dentista para que haja uma erupção mais ágil".

Eis outra dúvida colocada por um internauta: de quanto em quanto tempo é preciso ir ao consultório de um dentista, quando se usa aparelho? "Neste momento, há mais do que uma técnica que nos permite fazer consultas num espaço de tempo de seis em seis semanas, de dois em dois meses e, às vezes, até se pode realizar uma monitorização online", esclarece o médico dentista. 

Veja todas as perguntas e respostas do direto do Facebook do Prof. Doutor João Espírito Santo, nos vídeos. 

 

Prof. Doutor João Espírito Santo
Médico Dentista