Nacional

"Quem nunca teve sensibilidade dentária?": Prof. Dr. João Espírito Santo explica tudo o que tem de fazer!

A sensibilidade dentária é uma sensação desconfortável que pode condicionar significativamente a qualidade de vida.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663
  • 26 jun, 17:59
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Quem nunca teve sensibilidade ao frio quando se bebe água fria ou se come um gelado, por exemplo, mas também pode igualmente ocorrer uma maior sensibilidade na presença de calor, nomeadamente alimentos ou bebidas quentes ou, então, ao comer alimentos doces ou alimentos ácidos.

A sensibilidade dentária pode ser provocada por vários fatores. Os mais comuns são: cáries, dentes fissurados ou faturados que tenham sofrido traumas, o bruxismo que é o ranger ou apertar os dentes e gengivas que se retraem das raízes dos dentes como resultado de doença gengival ou má técnica de escovagem.

 

Como prevenir a sensibilidade dentária?


Uma boa técnica de escovagem é uma defesa contra a maioria dos problemas de saúde oral, incluindo a sensibilidade dentária. A má higiene oral diária permite que as bactérias se acumulem à volta e entre os dentes. Se essas bactérias (placa bacteriana) não forem removidas, elas podem endurecer e formar cálculo (tártaro), que se pode acumular e fazer com que as gengivas retraiam à volta dos dentes. A recessão gengival expõe as raízes dos dentes, o que, por sua vez, deixa os dentes mais suscetíveis à sensibilidade.

Escovar os dentes com força, usar muita pressão ou usar uma escova de cerdas duras também pode causar retração gengival, expondo a raiz do dente.

 

A sensibilidade dentária pode ser tratada?

O tratamento da sensibilidade dentária depende da causa subjacente e da gravidade do problema. Aqui estão algumas das principais abordagens:

- Uso de pastas de dentes para dentes sensíveis: essas pastas contêm ingredientes como nitrato de potássio ou fluoreto de estanho, que ajudam a bloquear os túbulos dentinários expostos.

Em alguns casos, quando a recessão gengival é grande e incomoda o seu dia-a-dia, o Médico Dentista pode recomendar alguns procedimentos que podem melhorar o seu quotidiano. É de salientar que a recessão gengival pode ter um impacto significativo na estética do sorriso.

Caso se aperceba de qualquer exposição visível da raiz de um ou mais dentes, procure de imediato um Médico Dentista.

Com os cuidados apropriados, é possível minimizar o desconforto e manter uma boa saúde oral, desfrutando de uma vida sem dor dentária.

Prof. Doutor João Espírito Santo
OMD - 4663

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663

Relacionados

Patrocinados