A banda The Black Mamba recebeu a segunda melhor votação do público, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes, com a música "Por um Triz". Segundo as regras, em caso de empate, prevalece a votação do público, que deu menos pontos a Carolina Deslandes.
Com "Love is on my Side", Portugal leva à Eurovisão, pela primeira vez, uma canção integralmente em inglês, cantada por Tatanka, o vocalista de The Black Mamba, que nasceram em 2010 e que se movem no universo dos blues, da soul e do funk.
Em paralelo com os The Black Mamba, Tatanka iniciou uma carreira a solo, em 2016, "num registo mais pessoal e de regresso às suas raízes, contando histórias e apresentando temas originais em português". O álbum de estreia, "Pouco Barulho", chegou em 2019.
Na votação de sábado à noite, o grupo ficou em segundo lugar na votação do júri. O público deu, também, o segundo lugar a The Black Mamba, com os 12 pontos do primeiro lugar a irem para a música "Dancing in The Stars", de Neev (Bernardo Neves). A conjugação das votações ditou a vitória da banda The Black Mamba.
O festival, transmitido na RTP1, teve, em concurso, dez canções: "Saudade" (composição de Karetus/interpretação de Karetus e Romeu Bairos), "Joana do Mar" (Joana Alegre), "Dia Lindo" (Fábia Maia), "Na Mais Profunda Saudade" (Hélder Moutinho/Valéria), "Por um Triz" (Carolina Deslandes), "Dancing in The Stars" (Neev), "Não Vou Ficar" (Pedro Gonçalves), "Contramão" (Filipe Melo/Sara Afonso), "Volte-Face" (Pedro da Linha/Eu.Clides) e "Love is on my Side" (Tatanka/The Black Mamba).
As canções da final foram escolhidas em duas semifinais, que se realizaram nos dias 20 e 27 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa.