urlvisit

Fernanda Serrano faz alerta: "A depressão existe. Não é um capricho"

Fernanda Serrano mostra momento romântico com o namorado
Fernanda Serrano mostra reação dos filhos ao novo visual
Fernanda Serrano e o novo visual
Fernanda Serrano e o namorado de férias nas Maldivas
Fernanda Serrano celebra "Dia do Beijo" com imagens especiais

Fernanda Serrano fez uma publicação, no Instagram, na qual falou sobre a depressão.

"Esta publicação acontece a propósito de um assunto demasiado sério, a que eu, estupidamente, nunca dei muita importância", começou por assumir Fernanda Serrano, na legenda de uma imagem que mostra a capa da revista Ativa, na qual a atriz é a protagonista.

"Sempre desvalorizei estados depressivos, porque não tinha ferramentas para os reconhecer nos outros, muito menos em mim. Reconheço, agora, do alto dos meus 47 anos e depois de uma perda muito próxima, que a depressão existe. Não é um capricho. Não é uma chamada de atenção. Não é falta de ocupação. Não!", continuou a atriz, antes de frisar: "É uma doença e deve ser interpretada, respeitada, acompanhada e tratada. Com seriedade. E por todos nós! Pode estar dentro das nossas casas e podemos não a ver. Inimigo silencioso, matreiro, vil e fatal, por vezes."

No final, Fernanda Serrano deixou um apelo aos seguidores: "Vamos olhar uns para os outros com olhos de ver. Com amor, com atenção, com tempo… Porque ela existe e está em todo o lado… como o ar!".

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha, recorrentemente, pensamentos autodestrutivos ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545 

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020