urlvisit

"O Pedro [Lima] estava a ser seguido por um psicólogo e um psiquiatra. Tinha uma vontade enorme de se tratar"

Pedro Lima e Anna Westerlund na Selfie
Filho mais velho de Pedro Lima celebra 22.º aniversário e recebe homenagem especial
Filhos de Pedro Lima jogam futebol com amigos do pai
João Francisco Lima, filho mais velho de Pedro Lima
Pedro Lima e a família na Selfie

Depois de o filho mais velho de Pedro Lima, João Francisco Lima, se ter associado a uma marca de roupa que defende a importância da saúde mental, Anna Westerlund falou sobre a depressão que o ator enfrentava.

"Não estás sozinho" é o mote da iniciativa, que, como explicou o filho de Pedro Lima "tem, como objetivo, a sensibilização do tema e a quebra do estigma.

A mulher de Pedro Lima mostrou-se orgulhosa do primogénito do ator, aproveitando o momento para, também ela, sensibilizar os seguidores para a causa: "Tenho muito orgulho nos nossos filhos. Não existe saúde sem saúde mental. Cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio, a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte em pessoas com idade entre 15 e 29 anos."

"Sinto que o momento que vivemos torna urgente que se fale de saúde mental e de depressão, sem tabus. De um dia para o outro, passámos a contar contaminados e óbitos, ficámos sem liberdade como a conhecíamos, a viver uma insegurança em relação ao futuro e presos numa paranóia do presente. Pensar que isto não terá repercussões na saúde mental das pessoas é sermos muito ingénuos", continuou a ceramista, destacando os problemas de saúde mental que podem nascer de um estado de pandemia.

Em seguida, Anna Westerlund falou do companheiro, desmistificando o estado de saúde mental do ator, que, no passado dia 20 de junho, foi encontrado, sem vida, na praia do Abano, em Cascais.: "O Pedro estava a ser seguido por um psicólogo e um psiquiatra, em consultas on-line. Tinha uma vontade enorme de se tratar. Há medicamentos que têm como possível efeito secundário o suicídio. Se o diz, é porque em algumas pessoas causará esse efeito. Isto é um facto, não é uma especulação."

"A depressão tem várias formas de existir, pode ser mais ou menos 'fulminante', mais ou menos visível aos olhos dos outros, pode ser mais ou menos silenciosa. É importante falar de certas doenças, sem associar estigmas. É importante percebermos que quem tem SIDA não é promíscuo, que quem tem diabetes não são os gulosos e que quem tem uma depressão não está na falência. Perceber que todos, sem exceção, estamos suscetíveis a, de um momento para o outro de, ultrapassarmos o nosso limite, porque ninguém sabe qual é o seu gatilho", acrescentou.

"A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Quem está do lado de fora, por vezes, não consegue perceber. Para quem sente por dentro, por vezes, é difícil de explicar. O que falta é falar sobre isto. Sem tabus.", terminou, acrescentando o mote da campanha: "Não estás sozinho."

Note-se que João Francisco Lima é filho do anterior casamento de Pedro Lima com Patrícia Piloto. Já Emma, Mia, Max e Clara são filhos do ator com Anna Westerlund.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos, ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020