Maquilhadora da TVI é campeã de boxe

A TVI traz-lhe sempre histórias surpreendentes e hoje contamos mais uma especial, de quem trabalha, todos os dias, para si.

Madalena Castro Fonseca
Madalena Castro Fonseca

Madalena Castro Fonseca é maquilhadora na TVI, sendo responsável pela maquilhagem de várias caras da estação, especialmente na informação.

Para além da maquilhagem, Madalena tem outra grande paixão: o boxe! Recentemente, sagrou-se campeã nacional sénior feminina, na categoria de menos 48 quilos.

Treina todos os dias, na escola de boxe João Faleiro, onde tem dois mestres: João Faleiro e João Manuel Faleiro.

Como surge a paixão pelo boxe e com que idade começou a treinar?

Fui experimentar boxe por piada e depois a paixão surgiu comigo já a treinar boxe de manutenção. Comecei a treinar apenas há 2 anos. Quem me dera ter começado mais cedo!

Agora é campeã! Como se sente? Como foi esse dia?

Ser campeã é uma sensação espectacular. Nós passamos mal! Para estar preparada para subir ao ringue, precisamos de passar por uma fase de preparação física bastante exigente. Quando subimos ao ringue, fazemos um bom combate e sabemos que ganhamos…é toda uma compensação! No dia em que fui campeã, foi espetacular. Eu e o meu mestre choramos tanto! Competi com uma rapariga, tecnicamente, muito superior a mim porque ela tem muitos anos mais boxe, mas naquele dia eu quis mais e por isso, consegui!

Onde encontra a motivação necessária?

O boxe profissional exige que vás treinar todos os dias, que tenhas preocupações com a alimentação e com a tua preparação física. Ganhei motivação ao ver resultados físicos que me surpreenderam. O meu corpo mudou, mas não de uma forma agressiva. Estou muito mais tonificada, aumentei de peso porque estava muito magrinha. A nível de resistência também senti uma grande diferença.

Como é que a família/amigos lidam com esta paixão?

A minha mãe acha sempre que eu vou morrer e depois faz sempre uma grande festa, quando eu acabo o combate. Ainda assim, não deixo que eles assistam aos meus combates! Como sou muito novata nestas coisas, eu prefiro não ter a pressão de ter pessoas a assistir que vão sofrer com o facto de eu me poder magoar. E depois porque a minha mãe aparecia dentro do ringue, num instante. (risos). O meu pai já é mais na desportiva. Vê que eu estou ali porque quero e respeita a minha decisão.

Concilia bem o boxe com o trabalho na TVI?

Consigo conciliar, porque os meus horários na TVI permitem-me treinar de manhã, as duas horas, sair do trabalho e ainda conseguir descansar um bocadinho. Não consigo treinar duas vezes por dia, mas depois compenso no fim de semana. Ainda assim, eu deixo sempre a cargo do mestre a gestão do meu cansaço, e do descanso.

Quais as “exigências” que o boxe lhe faz?

Preciso de ter disciplina: obrigar-me a descansar em vez de ir sair à noite. Por exemplo, vou jantar com uma amiga, mas não posso beber porque preciso de treinar o resto da semana. Não porque tenha alguma prova, mas porque prefiro assim. Sinceramente, prefiro ir treinar amanhã de manhã do que ir sair à noite até às duas da manhã.

O que ainda gostava de conquistar no boxe?

Faltam-me provas internacionais no boxe. A nível nacional, gostava de manter o meu título e quero muito experimentar fazer uma prova internacional, mas o meu mestre é que decide.

Sente-se realizada nas duas áreas, o boxe e a maquilhagem?

Sinto-me muito realizada nas duas áreas, e é muito bom porque consigo conciliar as duas coisas. Há duas semanas, tive um olho negro e ninguém notou porque o disfarcei bem com maquilhagem (risos). Acho simpática e gira esta transição, porque depois saio do boxe toda suada, chego aqui e maquilho-me. Gosto de andar arranjada, gosto de arranjar os outros e é um bom casamento.

Quando decidiu ser maquilhadora?

Decidi ser maquilhadora quando ainda nem tinha acabado o 12ºano. Não quis ir para a faculdade, pedi para ir fazer uma formação na área da maquilhagem para ver se tinha jeito. Acabei a formação, comecei logo a estagiar e nunca mais parei! Foi uma paixão um bocado a medo, tal como o boxe, porque é de muita responsabilidade trabalhar em televisão, principalmente na área da informação, mas eu adoro aquilo que faço! Desde miúda que queria ser maquilhadora e pugilista.

Como se sente ao saber que o seu trabalho é visto por muitas pessoas, todos os dias?

Fico muito orgulhosa do meu trabalho! Tenho muito brio e sou muito crítica. Tenho quase 35 anos, trabalho num sítio fixo onde as pessoas gostam de mim e do meu trabalho. Quando vejo o resultado final, tenho muito orgulho. Gosto mesmo de estar aqui e as pessoas daqui apoiam-me imenso!